Desde outubro de 2013, todos os candidatos ao passaporte britânico precisam apresentar ao Home Office certificados de aprovação em dois testes diferentes: o Life in the UK e o teste B1. Candidatos ao visto de residência permanente que sejam casados com britânicos precisam seguir o mesmo caminho.

Para quem não conhece a prova, o Life in the UK é um teste de múltipla escolha com 24 perguntas, todas em inglês. Para passar, o candidato precisa acertar 18 das 24 questões.

Embora a prova não seja das mais fáceis, o segredo está em estudar muito bem o livro de perguntas (a edição mais recente foi lançada em 2013), tentar memorizar a maior quantidade possível de informações e procurar simulados da prova na internet, para praticar. Sim, grande parte da prova envolve o que todo mundo conhece como “decoreba”.

Já o teste B1 vai exigir dos candidatos conhecimentos gramaticais em inglês. Existem vários testes de nível B1 oferecidos no mercado. O importante, no entanto, é saber se o teste que você vai prestar  é aceito pelo Home Office. Porque se ele não for, sua aplicação para o passaporte britânico vai ser recusada.

Como é a prova?

A prova oferecida pela agência é um teste oral. Isso significa que você não precisará ler textos ou responder perguntas por escrito em inglês. A prova dura cerca de 10 minutos e o resultado sai na hora. O certificado é emitido para a agência em até 7 dias úteis.

O que eu devo saber para passar?

No caso do teste B1 é importante que você use os tempos verbais da maneira correta. Ou seja. Quando você for perguntado sobre algo que você fazia no passado, como um trabalho antigo ou as férias do ano passado, preste atenção na maneira como você conjuga os verbos. O mesmo vale para perguntas no presente e no futuro.

Como marcar a prova?

O teste Life in the UK é oferecido exclusivamente pelo UKBA, ou seja, pelo Home Office, através do link https://www.gov.uk/book-life-in-uk-test.

Escrevam suas dúvidas para erico@elondres.com

Minhas dicas foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.

Um grande abraço!