Tão importante quanto a decisão de fazer um intercâmbio para estudar fora do país é escolher uma cidade para morar. Afinal, é preciso considerar diversas variáveis, como a qualidade das escolas, o custo de vida, as opções de lazer, os valores de aluguel e até mesmo as modalidades de transporte. Também é necessário escolher entre morar em grandes metrópoles ou em cidades universitárias, e considerar os pontos positivos e negativos de cada escolha.

Neste post, apresento para você algumas das 10 melhores cidades da Inglaterra para quem vai fazer intercâmbio aqui no país. Conheça um pouco mais sobre cada destino, veja quais combinam com você e faça seus planos!

Londres

Impossível não começar essa lista pela capital. Londres é uma metrópole encantadora, cheia de história e com diversos monumentos, pontos turísticos e mais de 300 museus para você explorar durante a estadia. Também não faltam parques e áreas verdes para quem gosta de curtir atividades ao ar livre — apesar de o clima londrino não ser o mais indicado para quem não vive longe do sol. Cosmopolita e multicultural, Londres é uma cidade muito receptiva a estudantes internacionais e é uma excelente opção para quem deseja aproveitar o intercâmbio para conhecer uma das mais incríveis cidades da Inglaterra!

A vida noturna é intensa, com bares, pubs e baladas para todos os gostos e bolsos. A entrada nos museus mais importantes — como a National Gallery e o British Museum — é gratuita, e há centenas de parques para quem gosta de curtir a natureza e fugir da correria da cidade para relaxar. O transporte público principal é o metrô, que funciona muito bem e é utilizado pela maioria dos moradores.

O clima é ameno durante o verão e as temperaturas costumam ficar em torno dos 20ºC. Já no inverno, o frio é intenso e as temperaturas quase chegam a zero. Porém, a ocorrência de neve ou nevascas é pouco comum.

Brighton

Quem prefere viver em uma cidade menor, mas não abre mão de estar perto de Londres, encontra em Brighton uma ótima opção para morar durante o intercâmbio. Brighton tem apenas 250 mil habitantes e está a 50 minutos de trem da capital. O aeroporto de Gatwick fica a 30 minutos. A cidade está situada no litoral sul da ilha e é habitada por pessoas de todas as nacionalidades. Por estar à beira-mar, Brighton fica bastante movimentada durante os meses mais quentes.

Embora seja uma cidade tranquila para viver e estudar, Brighton é cosmopolita e possui centenas de bares e pubs para atender à população jovem que mora ou visita a região. Há um centro de compras cheio de lojas famosas, um píer badalado e várias atividades à beira-mar — já que a cidade tende a ter o clima mais quente do que o restante da Inglaterra. No verão, as pessoas ocupam parques, jardins e praias de pedra para praticar esportes, relaxar e curtir os dias ensolarados.

Brighton é um bom destino para quem quer morar em uma comunidade tranquila sem deixar de lado a diversão e, é claro, ficando bem pertinho de Londres!

Liverpool

Famosa pelo time de futebol e por ser a terra dos Beatles, Liverpool é um dos principais destinos para intercâmbio de estudos na Inglaterra. Além de ser um local atraente por possuir diversas galerias de arte, catedrais e vida cultural intensa, Liverpool também se destaca por oferecer um excelente custo-benefício: o custo de vida é um dos mais baixos do Reino Unido!

Liverpool exerceu grande protagonismo na história do Reino Unido e já foi um dos principais pontos comerciais devido à localização privilegiada às margens do rio Mersey. Em 2008, Liverpool recebeu o título de capital europeia da cultura e, em 2004, foi tombada como patrimônio histórico pela UNESCO.

A cidade dos Beatles possui uma vida noturna intensa, com bastante música ao vivo e diversas opções para agradar aos mais variados gostos musicais. Pubs, bares e restaurantes também estão espalhados pela cidade. Quem gosta de futebol poderá se envolver com a grande paixão dos moradores: o Liverpool Football Club. Há a rivalidade com o Everton, o outro time da cidade.

O clima é típico das cidades da Inglaterra: instável, com muitos dias nublados. O verão é ensolarado e quente e o inverno, úmido e frio, com temperaturas médias de 5 graus. Outra vantagem da cidade é que o aeroporto atende a inúmeras cidades europeias e as companhias de baixo custo EasyJet e Ryanair fazem a alegria dos intercambistas interessados em conhecer diversas cidades na Europa!

Manchester

Moderna e cosmopolita, Manchester é a terceira maior economia do Reino Unido e é uma das cidades mais procuradas por estudantes de todo o mundo. Com três universidades, Manchester consegue balancear o clima de metrópole — afinal, é uma das maiores cidades da Inglaterra — com a vida universitária, e possui uma comunidade estudantil vibrante. Na cena musical, Manchester se destaca como o berço do brit rock e é a cidade de origem de bandas como Oasis, Blur e The Smiths.

Os moradores, conhecidos como Mancunians, são simpáticos e hospitaleiros. Não faltam atividades culturais, pubs, bares e casas de shows para quem gosta de curtir a noite. Para os fãs de esporte, a cidade tem dois dos maiores clubes de futebol do mundo: Manchester City e Manchester United, que protagonizam jogos vibrantes. Parques, museus e galerias de arte completam o circuito cultural de Manchester. O aeroporto é referência no Reino Unido e possui dezenas de companhias aéreas, incluindo as de baixo custo, preferidas por quem quer viajar pela Europa.

Bristol

Cosmopolita e de médio porte, com cerca de 500 mil habitantes, Bristol é um destino bastante procurado por quem deseja fazer intercâmbio na Inglaterra devido ao custo de vida acessível. A cidade é caracterizada por sua arquitetura georgiana, que divide espaço com shoppings modernos e até navios antigos que hoje funcionam como museus. A vida noturna é bastante agitada, com boates, pubs e casas de shows, e a cidade também preserva diversos ambientes destinados à música clássica vitoriana.

Outro atrativo da cidade para quem quer aprender inglês é a menor presença de estudantes internacionais, quando comparada aos principais destinos de intercâmbio. Assim, o estudante tem a oportunidade de se inserir na cultura local e praticar bastante o inglês conversando com moradores da região.

Historicamente, Bristol já foi um dos centros urbanos mais importantes da Inglaterra e representou o principal porto comercial entre os séculos 14 e 20. Porém, a cidade foi muito bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, motivo pelo qual as construções históricas convivem atualmente com prédios modernos, de arquitetura contemporânea, erguidos após a guerra.

Além de ser uma cidade com muito a oferecer em termos de cultura e entretenimento, Bristol é bem localizada e está próxima de centros importantes como Londres e Birmingham, que podem ser visitadas aos fins de semana ou feriados.

Birmingham

Com mais de um milhão de habitantes, Birmingham é a segunda maior cidade da Inglaterra e é sede de nada menos do que seis universidades que reúnem mais de sessenta mil estudantes. Por ser uma metrópole, Birmingham oferece diversas opções de lazer, entretenimento e cultura e não faltam bares e restaurantes de todas as cozinhas mundiais.

Além disso, por ter uma vida acadêmica intensa, Birmingham recebe estudantes de todos os cantos do mundo e possui uma população acolhedora aos estrangeiros. A cidade possui instituições culturais de reconhecimento mundial, como o Royal Ballet e a Orquestra Sinfônica.

Cambridge

Histórica, Cambridge é uma excelente opção para quem quer estudar na Inglaterra e aproveitar ao máximo a vida universitária. A Universidade de Cambridge, fundada em 1209, está entre as melhores do mundo e atrai estudantes de todas as culturas, sendo uma comunidade vibrante para intercambistas.

Embora seja uma das mais antigas cidades da Inglaterra voltadas para estudantes, Cambridge ainda preserva seu espírito cosmopolita e oferece diversas atividades e opções de entretenimento voltadas para o público jovem. A cidade é repleta de museus, parques e galerias que preservam mais de mil anos de história. Como a cidade é pequena, é possível se locomover a pé na maior parte do tempo. Outra dica é investir em uma bicicleta.

Além disso, como boa parte da população está envolvida na vida universitária, morar em Cambridge é uma oportunidade para fazer parte de uma comunidade acadêmica forte e solidária. Cambridge fica a 80 km de Londres, ao norte, e é acessível de trem. Tire proveito da boa localização para conhecer Londres, Salisbury e Liverpool nos fins de semana e feriados!

Oxford

Assim como Cambridge, Oxford é uma das principais cidades da Inglaterra para quem quer estudar. A vida cotidiana é pacata e a cidade é muito influenciada pela comunidade acadêmica da famosa Universidade de Oxford, reconhecida mundialmente pelo ensino de excelência. Na verdade, a Universidade surgiu antes mesmo da cidade, em 998. Apenas em 1835 é que a comunidade universitária se tornou oficialmente uma cidade.

Na lista estrelada de ex-alunos estão ninguém menos do que o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, o atual primeiro-ministro, David Cameron, o físico Stephen Hawking e J. R. R. Tolkien, autor da trilogia do Senhor dos Anéis.

A cidade é banhada pelo rio Tâmisa e possui uma arquitetura harmoniosa e encantadora, que revela grande parte de sua história. Embora a vida seja tranquila, não faltam opções de diversão noturna, bares e pubs para atender ao público jovem. Oxford também possui bons restaurantes, lojas e cafés com um charme inconfundível que só as cidades mais antigas do Reino Unido possuem!

Leeds

A cidade onde fica localizada a famosa University of Leeds é considerada um exemplar de cidade universitária clássica. A comunidade acadêmica é vibrante e existem diversas atividades destinadas aos jovens. A cidade abriga duas grandes universidades internacionais que, juntas, possuem mais de 50 mil alunos. Em geral, este tipo de cidade é ideal para quem busca uma experiência de vida diferente e quer estar em um ambiente no qual a vida universitária é intensa — incluindo-se aí não apenas os cursos de excelência, mas também opções de entretenimento e lazer com preços acessíveis para os bolsos dos estudantes. Em Leeds, não faltam opções: são centenas de bares, há um centro comercial com mais de mil lojas e também há boas casas noturnas. A cidade é essencialmente jovem e não vai faltar diversão durante o seu intercâmbio!

Bournemouth

O balneário inglês é o destino preferido por quem não abre mão de ficar perto da praia e quer curtir o verão em grande estilo. A cidade litorânea tem cerca de 160 mil habitantes e é um destino popular de verão que fica a apenas duas horas de Londres.

A costa de 11 km tem praias lindas e possui o segundo maior porto natural do mundo, Poole Harbbour. Além de ser um cenário convidativo para atividades ao ar livre, Bournemouth também é uma boa opção para quem quer estudar inglês.

Com duas universidades, vida noturna e centro comercial, Bournemouth atrai o público jovem que adora se divertir. Uma curiosidade: Bournemouth é a cidade inglesa com o maior número de pubs e bares per capita na Inglaterra! Mas nem tudo é agitação: Bournemouth possui lindos parques com estilo vitoriano, áreas verdes, museus e lojas de antiguidades. O destino também é ideal para quem gosta de praticar esportes aquáticos, como o surf. A temperatura é bastante agradável: a cidade litorânea registra médias em torno de 20o no verão e tem clima ameno no inverno, geralmente acima dos 10o.

Com tantas opções diferentes para morar na Inglaterra, o difícil é escolher um só lugar para curtir ao máximo a sua experiência de estudar no exterior. Para tomar a decisão certa, pesquise bastante sobre a sua cidade de destino, veja as opções de transporte e lazer e, claro, não se esqueça de contabilizar o custo de moradia, transporte e alimentação. Em muitos casos, é possível reduzir o custo do intercâmbio escolhendo uma cidade menos badalada e, assim, ainda sobra dinheiro para viajar pela região!

Se você quer acompanhar mais informações sobre a viver no Reino Unido, assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas sobre intercâmbio e turismo!