O Centro Nacional de Estatísticas, órgão do Governo Inglês, apresentou um ranking das Cidades da Inglaterra mais visitadas por turistas do mundo todo. Com bases nestes dados, o eLondres.com fez uma lista das TOP5 cidades da Inglaterra. Como sempre, Londres continua detentora do primeiro lugar!

1. Londres

TODO LISTO PARA LA INAUGURACIÓN DEL EDIFICIO MÁS ALTO DE EUROPA
Capital da Inglaterra, tem 2 mil anos de história e mais de oito milhões de habitantes. No sec. XX foi palco de importantes transformações culturais e hoje é uma das mais modernas metrópoles do mundo, oferecendo todos os tipos de serviços e atrações. Tem inúmeras opções de entretenimento, é rica em ruelas históricas, praças georgianas, parques e espaços verdes e ofertas gastronômicas que representam quase todas as cozinhas tradicionais do mundo. Pará além dos famosos Big Ben, St Paul´s Cathedral e Buckingham Palace, as atrações mais visitadas da cidade são: o British Museum; The National Gallery; Natural History Museum; o museu Tate Modern; a roda gigante London Eye; o Science Museum; o Victoria and Albert Museum; a Tower of London; os Royal Museums Greenwich e o museu de cera Madame Tussauds. Saiba mais sobre as TOP 10 atrações de Londres.

 

2. Manchester

elondres-manchester
Berço da Revolução Industrial, a cidade tem como herança o fato de ser um centro econômico bastante importante para o Reino Unido. A diversidade arquitetônica é outro ponto forte, pois você pode encontrar lado a lado um edifício gótico e construções contemporâneas, com estruturas de metal e vidro. Vale a pena visitar: Ancoats – conhecida como “a oficina do mundo”; Castlefield, com ruínas romanas e o primeiro sistema de canalização de água; o MoSI, ou Museum of Science and Industry, com galerias dedicadas à Revolução Industrial; a Biblioteca John Reynolds, com estilo neo-gótico e que possui acervo de coleções raras; e Trafford Centre, centro comercial com 200 lojas, situado a 5 milhas da cidade.

3. Birmingham

elondres-Birmingham
É a segunda maior cidade da Inglaterra, foi considerada a “primeira cidade” do mundo de poder fabril durante a Revolução Industrial. Apresenta excelentes opções de compras, eventos internacionais, uma agitada vida noturna e restaurantes premiados. A cidade também foi berço de bandas famosas,  como Led Zeppelin, Black Sabbath, UB40 e Duran Duran. As principais atrações são: a apresentação da Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham, no Symphony Hall, e do Royal Ballet de Birmingham, no Birmingham Hippodrome; a Biblioteca de Birmingham, a maior biblioteca pública da Europa; Cadbury World, o National Sea Life Centre e o Birmingham Nature Centre, excelentes atrações para crianças de todas as idades; Vilarejo de Sarehole, local onde viveu o lendário autor J.R.R. Tolkien e foi inspiração para a Vila dos Hobbits e o Condado; Bullring, shopping center que atrai centenas de turistas e tem mais de 160 lojas.

4. Liverpool

elondres-liverpool
Com 800 anos de história, a cidade é famosa pelo time de futebol Liverpool FC, por ser a cidade natal dos Beatles e por ter uma intensa vida cultural, com teatros, museus, galerias de arte. Foi classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial e, juntamente com Londres, é uma das únicas cidades da Inglaterra com edifícios tombados. Não deixe de conhecer:  o Albert Dock, um dos pontos turísticos mais visitados na Grã-Bretanha, que contempla o Beatles Story, Tate Liverpool e o Merseyside Maritime Museum; a importante Galeria Nacional do Norte, chamada Walker Art Gallery; dê um passeio pela Mendips & 20 Forthlin Road e veja as casas onde viveram John Lennon e Paul McCartney; assista ao um show ao vivo no  famoso Cavern Club .

 

5. Oxford

elondres-oxford
A uma hora e meia de distância de Londres, Oxford apresenta prédios seculares de famosas universidades por onde passaram físicos, astrônomos, líderes políticos, literatos e gênios e que foram também cenário para as filmagens de Harry Potter. Saiba quais são as principais atrações da cidade: Carfax Tower, 99 degraus do que restou da velha igreja de St. Martin, demolida em 1896; os Campus de universidades históricas, como  o Corpus Christi College e o New College, fundado em 1379 por William de Wickeham, bispo de Winchester; Radcliffe camera e castelo – localizados no centro histórico, a “câmera” ou “quarto” pertence à Universidade de Oxford, já o castelo servia originariamente como prisão aos alunos que se comportavam mal durante as aulas. Os primeiros registros de tal uso datam de 1216.

Veja mais Cidades da Inglaterra.

Minhas dicas foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.