Cultura, história, lazer, arte… Há muita coisa para ver, fazer e conhecer aqui em Londres. Você sabia que pode aproveitar muito do que a cidade tem para oferecer sem tocar na carteira? Isso mesmo! No post de hoje, separei para você as melhores atrações gratuitas em Londres. Vamos lá? Tenha uma boa leitura e ótimos passeios!

1. Troca de Guarda

Uma das tradições mais famosas da Inglaterra, a Troca de Guarda dura cerca de 45 minutos e acontece às 11h30 — todos os dias durante o verão e, no resto do ano, em dias alternados. A Guarda da Rainha protege a Família Real no Palácio de Buckingham desde 1660, e os soldados realizam a troca do turno ao lado da banda militar, que toca desde marchas tradicionais até músicas pop. Conheça o Tour caminhados O London Pass original.

Endereço: Palácio de Buckingham — SW1A 1AA.

Telefone: +44 303 123-7300.

Horário: 11h30, diariamente no verão e em dias alternados no resto do ano.

2. Museu de História Natural

Com 55 milhões de espécies animais e outros 25 milhões de tipos de planta, o Museu de História Natural é uma oportunidade de fazer, gratuitamente uma viagem pelo fascinante mundo da ciência. Um passeio inesquecível para toda a família — as crianças vão adorar conhecer os dinossauros! —, o Museu traz também esqueletos dos extintos dodô e mamute, além de uma enorme baleia-azul. O estabelecimento conta com uma imensa biblioteca de história natural, que traz livros, manuscritos e pinturas sobre o assunto.

Endereço: Cromwell Road, SW7 5BD.

Telefone: +44 20 7942-5000.

Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 17h50. Gratuito todos os dias.

3. Hyde Park

Um dos mais conhecidos parques do mundo, o Hyde Park oferece uma oportunidade de curtir a natureza, o lago Serpentine e até mesmo passeios de carruagem. Este é um dos Parques Reais que temos aqui em Londres, pois era propriedade da monarquia britânica antes de ter acesso liberado à população.

Além dos passeios e dos equipamentos esportivos, o Hyde Park também conta com espaço para shows e com o Speaker’s Corner, onde qualquer interessado pode declamar seu próprio discurso — a única regra é não falar mal da Família Real ou do governo inglês!

Telefone: +44 300 061 2000.

Horário de funcionamento: diariamente, das 05h às 00h. Gratuito todos os dias.

4. Science Museum

Outra opção excelente para quem está passeando com crianças: através de exposições interativas, fotos, vídeos e computadores, o Science Museum vai encantar a toda a família. Há também sessões IMAX 3D e simuladores de voo, mas essas atrações são pagas à parte.

Endereço: Exhibition Road, SW7 2DD.

Telefone: +44 870 870 4868.

Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18 (fechado entre 24 e 26/12). Gratuito todos os dias, com entrada à parte para algumas atrações.

5. Feira de Portobello Road

A Feira de Portobello Road é uma das mais antigas do mundo e acontece todos os sábados, no charmoso bairro de Notting Hill. Aqui você vai caminhar em meio a bancas e barracas com antiguidades, bugigangas, roupas de brechó, verduras, frutas, legumes, restaurantes e guloseimas. Você com certeza irá encontrar algo do seu agrado ou, se preferir evitar as compras, só o passeio já vale muito a pena.

Endereço: Portobello Road, bairro de Notting Hill.

Horário de funcionamento: sábados, das 08h às 16h.

6. Imperial War Museum

Mais um museu gratuito para visitar por aqui! Se você é fascinado por Winston Churchill e por histórias de guerra, o Imperial War Museum é a atração certa para você. Inaugurado em 1917 para registrar o ápice do Império Britânico, o estabelecimento documenta as guerras que tiveram participam britânica através de documentos, cartas, fotografias e vestuário dos soldados, contando também com réplicas de aviões, tanques e canhões, além de um fragmento do muro de Berlim. Tudo para que a história do país ganhe vida ao redor do público que visita o museu.

Endereço: Lambeth Road, SE1 6HZ.

Telefone: +44 20 7416 5000.

Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h. Gratuito todos os dias.

7. Saint James’s Park

Depois de conferir a Troca da Guarda, que tal curtir o dia com um piquenique no Saint James’s Park? Com 23 hectares projetados em estilo francês, o parque oferece amplo espaço para você e sua família relaxarem, curtirem o sossego do local e aproveitarem o contato com a natureza. E para o passeio, vale a pena conferir as diversas flores que estão pelo parque, assim como o lago que é o lar de cisnes, patos e gaivotas.

Endereço: SW1A 2BJ.

Telefone: +44 20 7930-1793.

Horário de funcionamento: diariamente, das 05h às 00h. Gratuito todos os dias.

8. Debates no Parlamento

Certamente, um programa diferente e uma oportunidade incrível para todos que se interessam por política ! Quando há sessões e debates entre os parlamentares, o público pode acompanhar das Stranger’s Galleries, sem pagar nada. O Parlamento fica no Palácio de Westminster, às margens do Rio Tâmisa, e é a sede do poder político do Reino Unido.

Aproveite para conhecer as principais instalações do Palácio: a Câmara dos Londres, onde ficavam os monarcas e nobres; a Câmara dos Comuns e o Westminster Hall, local utilizado para cerimônias públicas. Além dos debates, que são gratuitos, é possível também fazer visitas guiadas aos finais de semana, mediante agendamento e do pagamento de 15 libras.

Endereço: Palácio de Westminster — Westminster, SW1A 0AA.

Telefone: + 44 20 7219 3000.

Horário de funcionamento do Palácio: de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h; consulte para saber quando haverá debates e sessões. Os debates são sempre gratuito.

9. National Gallery

Com obras de gênios como Leonardo, Van Gogh, Monet, Renoir, Caravaggio e Picasso, a National Gallery é uma das mais importantes galerias de arte do mundo. Ao longo de seus quase 200 anos de existência, o estabelecimento construiu um acervo com mais de 2,3 mil pinturas. Mas não são só elas que fazem a National Gallery merecer sua visita: o próprio prédio é uma construção estonteante com arquitetura vitoriana, que valoriza ainda mais as obras de arte ali expostas.

Endereço: Trafalgar Square, WC2N 5DN.

Telefone: +44 20 7747 2885.

Horários de funcionamento: diariamente (menos sexta-feira) das 10h às 18h; às sextas-feiras, das 10h às 21h. Gratuito todos os dias.

Gostou das atrações gratuitas em Londres que eu selecionei para você? Conheça outras atrações em Londres e evite filas.

Minhas dicas foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.