Seja em Londres ou em Tóquio, quando nos mudamos para uma cidade nova pode ser difícil nos adaptarmos. Se estamos sozinho, então, é mais complicado ainda. Por isso, vou dar algumas dicas de como se adaptar na capital inglesa e te mostrar que, no fim das contas, é tudo uma questão de ser aberto para encarar a experiência de viver em Londres sob uma perspectiva otimista. Afinal, Londres é uma cidade bela, agradável e um centro enorme de culturas e de pessoas diferentes!

Adeus, zona de conforto!

A primeira coisa a se fazer é abandonar de vez a zona de conforto. Não podemos esperar que a cidade ou o mundo se adaptem de acordo com nossas vontades. Temos que nos mexer e enfrentar de frente o que nos espera lá fora e, com certeza, não conseguiremos fazer isso se estivermos sozinhos sentados no sofá olhando para a janela e a chuva caindo.

Faça amizades

Se levantar-se do sofá para encarar Londres foi difícil, a culpa é da falta de amizades. O tempo todo temos a necessidade de estar com pessoas que nos querem bem e que nos fazem bem. Essas pessoas, na maioria das vezes, serão o reflexo mais impactante de uma cidade nova em nossas vidas.

Em Londres, além dos londrinos e dos outros britânicos, é claro, encontraremos milhares de outros imigrantes que também passaram a chamar a cidade de lar e que, provavelmente, lidam com as mesmas dificuldades para se adaptar. Ou seja, não é tão complicado fazer amizades já que encontraremos tantas pessoas diferentes com experiências tão semelhantes para compartilhar!

Conheça os caminhos

É natural ficar perdido em uma cidade nova. Não saber qual a linha do metrô devemos pegar ou não saber as direções para o Palácio de Buckingham é mais do que normal, aliás. Hoje em dia, além das pessoas ao nosso redor, a internet também é uma grande aliada para que possamos conhecer os caminhos que precisamos percorrer.

Existem tantos sites e mapas com dicas que podemos acessar em casa ou no celular que, seja para ir trabalhar, estudar ou para sair com alguém, fica fácil descobrir quais as ruas, linhas de metrô ou ônibus nos levam aos destinos desejados. É claro que vamos errar muito, mas se tivermos um mapa no celular ou se perguntarmos as direções sem medo, tudo ficará bem!

Conheça novos lugares

Conhecendo os caminhos e tendo amigos, fica mais fácil conhecermos os lugares: as atrações, os restaurantes, os museus, os parques, os pubs etc. Para nos sentirmos mais confortáveis, precisamos de lugares que sejam legais e que nos agradem. Isso é essencial para nos adaptarmos em qualquer lugar, e Londres oferece tantas opções diferentes que a cidade acaba agradando a todos os gostos, dos mais comuns aos mais exigentes!

Esteja aberto para uma cultura diferente

Por mais óbvio que isso soe, é válido relembrar: a Inglaterra não é como o Brasil. São costumes diferentes, hábitos distintos e um clima totalmente oposto daquele encontrado na maior parte do território brasileiro. Por isso, é importante estarmos sempre abertos para abraçar a cultura inglesa, que está longe de ser igual à nossa.

Você só conseguirá fazer isso se estiver disposto a fazer coisas novas, experimentar pequenas aventuras e oportunidades que provavelmente não teria em outro lugar. Resumindo, é preciso incorporar o novo e o diferente ao seu dia a dia.

E você, como se saiu morando em Londres? Tem alguma dica para quem ainda está se adaptando aos costumes britânicos? Deixe nos comentários!