Uma das preocupações dos brasileiros na hora de embarcar para Londres é o clima. Muitos esperam um frio como nunca viram antes e separam roupas e mais roupas de inverno.

Para os brasileiros o inverno londrino pode ser duro, mas não é um dos mais frios do mundo. E o verão pode até surpreender com sua temperatura agradável e dias mais longos que os do Brasil. Portanto, antes de comprar sua passagem para a capital inglesa, confira como é o clima em Londres durante todo o ano e escolha a estação que você vai gostar mais. Depois é só fazer as malas de acordo com o clima e boa viagem!

Um ano em Londres

Londres tem o clima temperado com 4 estações bem definidas sem variações extremas de temperatura. A umidade, quantidade de luz e a temperatura variam levemente de uma estação para a outra. O índice de chuvas não varia muito, ou seja, os dias chuvosos não costumam incidir em muito fluxo de água. Mas por se tratar de uma ilha, o tempo é imprevisível e pode mudar de uma hora para a outra. Portanto, uma boa dica para quem pretende caminhar por Londres é carregar um guarda-chuva ou capa de chuva na mochila ou bolsa.

Durante o verão, de maio até agosto, o clima é úmido e mais quente, com uma média de 20°C, mas em alguns dias a temperatura pode alcançar até 30°C. Um verão bem fácil de experimentar se comparado com o do Brasil, que alcança a casa dos 40°C.

A primavera, que vai de março a junho, é uma época muito chuvosa. A temperatura dessa estação costuma variar entre 2 e 19°C.

No outono, a partir de outubro, a temperatura começa a cair (uma média variando de 5°C a 20°C) e continua diminuindo até o inverno em dezembro. Durante esta época a temperatura varia entre 7°C e 2°C. Um inverno um pouco rigoroso para nós, brasileiros, que estamos acostumados com temperaturas mínimas na média dos 15°C, mas ainda sim é uma temperatura fácil de encarar com bons agasalhos na bagagem.

Longos dias de verão

Além das temperaturas mais quentes, o verão de Londres pode ser uma ótima experiência devido aos seus dias mais longos. A partir de março se inicia o horário de verão, o que faz o dia durar mais, e o sol começa a se pôr mais tarde e a nascer mais cedo. Nos meses de junho, julho e agosto o dia amanhece por volta das 4 h e só anoitece por volta das 21 h. No Brasil, mesmo com horário de verão, não há dias tão longos como o de Londres.

Melhor época para conhecer Londres

A época mais recomendada é a partir de abril, quando as temperaturas estão mais altas e o clima mais seco, com menos chuvas. Os dias são mais longos, assim você pode aproveitar mais para conhecer a cidade e se perder em seus encantos. O único problema desta época é a quantidade de turistas. Você encontrará muito mais pessoas nas ruas e a visita a qualquer ponto turístico pode se tornar uma aventura.

Se você é do tipo que gosta de aproveitar o friozinho e quer conhecer Londres sem ter que enfrentar milhares de turistas, embarque entre setembro e dezembro. O frio nesta época ainda não é extremo e você poderá aproveitar para se aquecer dentro dos vários pubs da cidade e admirar as tonalidades amarronzadas do outono. Claro, sem precisar enfrentar filas de turistas. Mas para quem ama Londres qualquer época é boa para visitar a cidade, seja para curtir os longos dias de verão ou se perder nas ruas frias em busca de um pub.
E você? Veio para Londres em qual época do ano? Conte para a gente através dos comentários!