A baixa velocidade dos ônibus no centro de Londres foi assunto nesta quinta-feira. As estatísticas do Transport for London apresentadas pelo jornal Evening Standard mostram que alguns ônibus trafegam com média de 7,4 quilômetros por hora (km/h) durante a hora do rush pela manhã. Entre janeiro e novembro de 2015, a média de velocidade dos ônibus em toda a cidade ficou entre 13 e 14,8 km/h.

Os passageiros dos boroughs de Islington, Southwark, Tower Hamlets e City of London são os que convivem com as viagens mais lentas. Uma delas é a do ônibus número 8, que faz o trajeto entre Bow Church e Tottenham Court Road, com 8,5 km/h de velocidade média. Outro que está abaixo das 10 km/h é o número 15, que entre as estações de Blackwall e Charing Cross.

Garrett Emmerson, do TfL, afirmou que 200 milhões de libras estão sendo investidas para a melhoria dos corredores de ônibus. “Estamos fazendo o possível para diminuir os congestionamentos, com a implantação de uma equipe de novos agentes para desobstruir as ruas, e a instalação de um novo sistema de controle de tráfego que diminui em 12% o congestionamento nos locais onde são operados”.

Já Stephen Locke, presidente do Londres TravelWatch, organização que representa os usuários do transporte público, afirma que a deterioração do serviço tem causado o abandono dos serviços por alguns usuários. “Se alguns deles acabam viajando de carro, isso irá aumentar o congestionamento ainda mais”.