Trabalho em Londres: Bartender

Trabalhar em Londres como bartender requer algumas habilidades, como personalidade para inventar seus próprios drinques e disposição para sair depois do último cliente. Antes de você se candidatar a uma vaga, certifique-se de que está tudo em cima!

Claro, você tem de saber o básico, o que não se resume a despejar líquido da garrafa e misturar. Pratique em casa até memorizar as técnicas:

a)      Shaking: você vai usar um shaker para misturar e resfriar as bebidas;
b)      Straining: habilidade para separar o gelo do líquido no seu shaker;
c)      Stirring: existe um jeito certo para garantir que o drinque não fique “aguado”;
d)     Muddling: habilidade para “pilar” os ingredientes frescos e dar mais sabor ao drinque;
e)      Blending: coqueteis como margarita vão requerer essa técnica.

Assista ao vídeo sobre o trabalho em Londres de Bartender:

Vamos às dicas para quem quer entrar nessa:

1. Memorize as receitas clássicas.

Comece pelo que já sabe sobre os diversos tipos de bebidas alcoólicas e aprenda os drinques mais populares. Isso vai depender um pouco de onde você quer trabalhar. Por exemplo, um bar frequentado por executivos certamente tem no menu martínis; um bar de universitários, vai ter diferentes marcas de cerveja. Pesquise sobre menus e teste em casa drinques de piña colada a bloody mary, de mojito a Irish coffee.

2. Observe outros bartenders trabalhando.

Há pequenas dicas de como tirar bem uma cerveja, pré-preparar certos ingredientes e economizar tempo no balcão. Também existem livros especializados que mostram alguns drinques mais sofisticados.

3. Considere a hipótese de fazer um curso ou treinamento.

Veja antes se o curso tem uma verdadeira cozinha/bar funcional e o equipamento adequado. Analise se tem habilidades manuais para dar conta de um ambiente lotado e ávido por beber. Você vai ter de ser paciente também com a clientela.

4. Vagas de bartender em Londres são encontradas online em sites especializados. Alguns vão te pedir um currículo e em outros você vai ter de demonstrar as habilidades na prática. É importante também ter uma cover letter, que deve ser adaptada a cada vaga específica, e duas referências de trabalhos anteriores. Esteja preparado.

5. Vá a bares e converse com o gerente. Seja gentil e dê gorjeta ao seu futuro colega de trabalho!

6. Em Londres, existem muitas festas e eventos de caridade, que oferecem trabalho ocasional. Procure agências especializadas online. Geralmente eles te dão um treinamento um pouco antes do evento.

7. Se eles te chamarem para uma entrevista de emprego, esteja preparado! Vista-se correta e alinhadamente, faça a barba, use maquiagem leve, veja o roteiro até o local da entrevista um dia antes e não chegue atrasado. Na entrevista, mostre-se confiante, mas não “over the top”, tipo achando que o emprego já é seu. Humor e discrição também é fundamental na profissão. Saiba o que vai responder no caso, por exemplo, se te perguntarem o que faria se houvesse brigas no bar e se cabe a você ou não chamar uma ambulância.

Boa sorte!