A partir de janeiro de 2011, o Home Office começou a emitir um novo tipo de visto para aqueles que pretendem estudar exclusivamente inglês no Reino Unido por um período máximo de 11 meses. O visto “Estudante Visitante” deve ser solicitado fora do Reino Unido, e não dará permissão para trabalhar. Caso o estudante queira fazer outros tipos de cursos na Grã-Bretanha, deverá aplicar ainda para o visto Tier 4 (estudante), baseado no sistema de pontos.

É importante não confundir o visto de “Estudante Visitante” com o de “ Turista”. Uma vez no país como “Turista”, será possível permanecer um período máximo de até seis meses, sem permissão de trabalho. Caso queira estender sua estadia no Reino Unido fazendo um curso de inglês de maior duração, deverá voltar para o Brasil e aplicar para o visto de “Estudante Visitante”. Esse visto permitirá que estude inglês até 11 meses no Reino Unido, mas terá as mesmas restrições de um visto de “ Turista”, pois não permite que trabalhe, faça estágio profissional, traga dependentes, prolongue sua estadia ou mude para outros cursos ao término do seu visto.

Há diferentes categorias de visitantes. Caracteriza-se “visitante” quem geralmente tem a intenção de estar no Reino Unido por um período curto, por exemplo, para visitar amigos e família, para fazer negócios, fazer um curso rápido, ou para ter tratamento médico privado. Em geral, é preciso demonstrar que deseja visitar o Reino Unido por apenas seis meses; pretende deixar o Reino Unido no final da sua visita; tem dinheiro suficiente para se sustentar durante a sua estadia no Reino Unido sem trabalhar, e não pretende buscar qualquer tipo de emprego, seja remunerado ou não.