Cidades da Inglaterra: York – Orgulho de ser de Yorkshire 

Para quem não é daqui, pode parecer estranho tanta pompa e ostentação, mas os nascidos na região de Yorkshire garantem que há algo especial em pertencer a esse lugar. É mais do que um estado de ânimo; tem a ver com história, a Guerra das Rosas e etiqueta. Confira as nossas dicas de turismo para a cidade de York.

COMO CHEGAR
A apenas duas horas de Londres, é fácil chegar de trem a York. Há promoções que podem custar 13 libras cada perna. Confira em: www.eastcoast.co.uk.
Se pretende fazer um roteiro ao redor da região de Yorkshire, pode valer a pena ir de ônibus. Neste site em inglês, você encontra todas as dicas de como economizar na viagem e você não precisa ficar restrito a uma só companhia de ônibus. Leeds e Sheffield são outras cidades importantes da região.

ATRAÇÕES
Assim como Londres, York também desenvolveu uma espécie de passe especial para turistas, com desconto em cerca de 30 atrações principais. Se você tiver tempo e disposição, confira o site.
Você pode baixar um mapa da cidade de graça pela internet. Há três opções de mapa: do centro da cidade, da área de York e das redondezas. Veja aqui.

Estas são as nossas atrações preferidas:

Todo ano no mês de julho, o Tour de France sai dos limites da França e percorre a Inglaterra. York é uma das paradas (stage 2). É possível ver a largada e o percurso em locais estratégios, onde há telões e barracas de comida. Mais informações sobre o Tour de France.

elondres-york-tour-france

Um dos principais pontos turísticos de York é a Clifford’s Tower. É um símbolo do poder medieval dos reis da Inglaterra e originalmente foi construída por Guilherme, o Conquistador. O nome vem de Roger de Clifford, que foi executado como traidor pelo rei Eduardo II. Ele foi acorrentado aos muros da torre e enforcado. Os ingressos para subir a torre chegam a 11 libras (adultos).
E como na Idade Média o que prepoderavam eram os castelos, York também tem o seu. No museu do castelo, você pode ver centenas de anos de história num único lugar. Veja “o lado negro” da York vitoriana e como os habitantes locais viviam. Criança acompanhada de adulto não paga. Veja o local.

elondres-york-Cliffords

Caso esteja a fim de um passeio mais light, escape do burburinho com um passeio de barco. Os prédios, pontes e lugares históricos à beira-rio atiçam a curiosidade de qualquer um. Há roteiros durante o dia e a noite. Cheque antes aqui.

elondres-trip-boat-york

Há também alguns tesouros escondidos em York. Que tal uma casa mal-assombrada? Treasurer’s House, construída em cima de uma rua do Império Romano, arrepia os amantes de antiguidades e os corajosos que se aventuram até o seu ático. Há trajes de fantasias infantis dentro de baús. Os ingressos vão de 3 a 7 libras.

elondres-York-TreasurersHouse

Uma visita a York não seria completa se não passasse pelo Railway Museum. Das primeiras locomotivas aos trens-bala japoneses, tem de tudo. Corra para cá!

elondres-york-rail-museum

ONDE FICAR
Há opções para todos os bolsos, de acampamentos a 5 estrelas. Confira o site oficial das atrações turísticas de York, onde você poderá encontrar ofertas especiais de acomodação.