Dando sequência a nossa série “Aeroportos de Londres”, iremos desta vez falar sobre o segundo aeroporto mais importante da capital londrina: Gatwick.

Sigla: LGW

O Gatwick é considerado o mais moderno entre os aeroportos da Inglaterra. A 46 quilômetros de distância de Londres, possui dois terminais: norte e sul. É, também, o segundo mais movimentado do Reino Unido. Em 2014, mais de 38 milhões de passageiros passaram por seus terminais, tendo um aumento de 7,5% em comparação a 2013.

Apesar de receber vôos internacionais, a maioria das rotas contemplam os países da Europa. Só a companhia aérea Easy Jet oferece 104 rotas, com uma frota de 55 aviões. Gatwick oferece uma ótima infraestrutura com vários restaurantes, lojas e bares. O wi-fi é grátis nos primeiros 90 minutos e existem diversos pontos de energia gratuitos para carregar seu celular ou laptop.

Apesar de não contar com metrô, é muito bem comunicado com trens chegando a Londres em apenas 30 minutos.

Meios de transporte

gatwick_expressGatwick Express: trem direto com destino à estação central Victoria Station. O trajeto dura cerca de meia-hora, com trens partindo a cada 15 minutos. Da mesma forma como acontece no aeroporto de Heathrow, basta seguir a sinalização para encontrar a plataforma. O preço da passagem, ida e volta, é de £31,05.

southernTrem: Thameslink e Southern são as companhias de trem de linha que servem o aeroporto de Gatwick. A duração da viagem é de 30 – 50 minutos, com trens saindo das estações de London Bridge, Clapham Junction e East Croydon Rail Station (são poucas as paradas até chegar ao aeroporto). O preço da passagem sai por volta de £20 ida e volta (ou pode sair até por menos). Clique aqui para comprar seu ticket.

easy busÔnibus: essa opção é ideal para quem tem vôos saindo de madrugada. A companhia Easy Bus conta com diversas paradas no centro de Londres, com ônibus saindo a cada 15-20 minutos de estações como Victoria, Waterloo e Earl’s Court/West Brompton. O percurso da viagem demora um pouco mais de uma hora e o preço das passagens sai por volta de £6 – £8 (ida). A National Express também oferece rotas para Gatwick. Clique aqui para ter mais informações sobre as companhias de ônibus que operam no aeroporto de Gatwick.

Táxis ou cabs: por ser um aeroporto considerado longe, o preço dos táxis é mais elevado, podendo a corrida sair por volta de £100 ou mais. Vale a pena para quem não tem problema com dinheiro e para quem quer um pouco mais de comodidade. Os balck cabs, táxis licenciados, ficam posicionados na frente dos terminais.

Transfer: os transfers saem mais em conta que os black cabs. Carros de passeio, para até 4 pessoas, até o centro de Londres pode sair a partir de £50. Algumas empresas que oferecem serviço de transfer: Express Airport Transport, Great Britain Cars e Heathrow Airport Taxi Service.

Já viajou desde / para Gatwick? Como foi sua experiência? Compartilhe com nossos outros leitores e aproveite para dar dicas preciosas!

Leia também sobre o aeroporto de Heathrow.