Londres possui seis aeroportos que conectam a capital inglesa com outras cidades e países do mundo inteiro. Apesar de alguns serem mais distantes e já outros mais próximos, todos contam com um eficiente serviço de transporte público, que leva e traz diariamente milhares de passageiros em seus trens expressos, metrô e ônibus.

Como cada aeroporto tem suas particularidades, iremos abordar um a um para que você se familiarize com todos eles. Iremos começar pelo mais importante dos seis aeroportos de Londres:

Heathrow

Sigla: LHR

Heathrow é o principal aeroporto do Reino Unido e o mais movimentado da Europa em termos de trânsito de pessoas, sendo também o terceiro mais movimentado do mundo. É por ele que chega a maioria dos vôos de fora da Europa. Se você está vindo do Brasil em um vôo direto, provavelmente vai chegar por ele. Em 2014, cerca de 75 milhões de pessoas passaram pelo Heathrow.  Por ser o aeroporto da Inglaterra que mais recebe gente, a imigração de lá é considerada a mais rígida.

São mais de 160 lojas e quase 50 restaurantes / cafés para você se entreter enquanto espera por seu vôo. Algumas pessoas não sabem, mas nenhum dos cinco terminais do aeroporto tem loja de fast-food. É bom que você saiba de antemão para evitar chegar lá na esperança de encontrar um Mc Donald’s ou Burger King. O wi-fi é gratuito nos primeiros 30 minutos. Se você quiser usar mais tempo, terá que pagar.

Meios de transporte

aeroporto de londres 1Metrô: A 22 km do centro de Londres, Heathrow conta com uma estação de metrô que fica localizada dentro do aeroporto e que atende seus cinco terminais. Sabendo a parada que você tem que descer, fica muito fácil e prático chegar no seu destino final. Basta seguir a sinalização do aeroporto que indica o caminho até a estação, comprar um Oyster Card nos guichês e solicitar um mapa do metrô.

A tarifa custa £5 em horário de pico (seg a sex de 6h30 as 9h30) e £3 no restante dos horários e dias. Se você for passar menos de uma semana em Londres, recomendamos que carregue seu oyster card com a opção pay as you go com um valor diário de £6.40 + as tarifas acima. A duração do trajeto até o centro é de aproximadamente uma hora.

Outros meios de transporte que Heathrow oferece:

Heathrow_T5_station_ABHeathrow Express: é outra opção, um pouco mais cara, para quem tem pressa e busca um pouco mais de conforto. A viagem leva cerca de 20 minutos e o preço da passagem fica, em média, £21.5 (apenas ida) ou £35 ida e volta.  O ticket sai bem mais em conta se comprado online com 7 dias de antecedência. O embarque é feito no subsolo do aeroporto (basta seguir a sinalização também) e os trens oferecem televisão, ponto de energia e wi-fi grátis. A estação que atende o Heathrow Express é a Paddington station que tem conexão com o metrô de Londres (linhas Circle e Hammersmith & City). A cada 15 minutos tem trem saindo para o aeroporto.

heathrowconnect1Heathrow Connect: opção mais em conta que a de cima, ideal para quem tem um pouco de pressa, mas que não quer desembolsar mais que £22 ida e volta. O trajeto dura em torno de 30 minutos, com trens partindo a cada meia hora. Atende algumas estações da zona oeste da cidade, como Ealing Brodway e West Ealing. Só é possível comprar online se for para a estação de Paddington. O embarque é vizinho ao do de Heathrow Express. Atenção: para quem vem de Londres, o trem para apenas nos terminais 1,2 e 3. No entanto, você pode pegar o Heathrow Express até os terminais 4 e 5, sem ter que precisar pagar nenhuma diferença. Todos os vagões contam com ar-condicionado.

Ônibus: não é muita vantagem pegar um ônibus desde / para Heathrow. Além de o trajeto ser bem mais demorado, o preço da passagem acaba saindo mais caro que o preço do metrô. O percurso até o centro da cidade pode demorar até duas horas e as passagens podem variar entre £5 a £10 só a ida. As duas principais companhias de ônibus que operam no aeroporto de Heathrow são: National Express e Terravision.

Black cabs at Heathrow photo RexTáxis ou cabs: dependendo do número de ocupantes e do número de malas, pode valer a pena pegar um táxi até seu destino final. Uma viagem até o centro costumar valer por volta de £75. Se dividido entre 3 pessoas ou mais, pode acabar saindo pelo mesmo preço do trem. Os táxis licenciados (modelos icônicos) costumam ficar do lado de fora dos terminais. Fique atento apenas para as taxas adicionais que são cobradas no final da corrida, como a taxa de aeroporto e de malas. Tente fechar o preço antes de entrar no táxi.

transferTransfer: muitas empresas oferecem serviço de transfer aeroporto / destino – destino / aeroporto. Para quem ainda não tem segurança em se virar sozinho e prefere que alguém o receba na zona de desembarque, esta é a melhor opção. Os preços variam, mas geralmente um carro de passeio, para 4 pessoas, pode sair por apenas £40, valendo a pena para quem tem muita mala ou para quem esta viajando em grupo. Algumas empresas que oferecem serviço de transfer: Express Airport Transport, Great Britain Cars e Heathrow Airport Taxi Service.

Conte-nos como foi sua experiência ao chegar no aeroporto de Heathrow! Como você se virou? Qual foi o meio de transporte que utilizou? Ajude-nos dando dicas para os marinheiros de primeira viagem que estão por chegar!

Leia também sobre o aeroporto de Gatwick