Como você deve saber, cidadãos estrangeiros podem realizar um pedido para obter a cidadania britânica após um tempo de permanência mínimo exigido pelo governo inglês. Para isso, é necessário o cumprimento de algumas exigências, dentre elas, o teste Life in the UK.

Já ouviu falar dele? Então, se prepare! Organizamos tudo o que você precisa saber sobre esse teste.

O que é o teste?

O Life in the UK é um conjunto de 24 questões que devem ser respondidas em 45 minutos. O teste avalia seus conhecimentos sobre as leis e sobre a vida no Reino Unido, a partir da leitura do livro Life in the United Kingdom: a Guide for New Residents.

Esse livro-guia é composto por 6 tópicos: as leis e o governo; princípios e valores do Reino Unido; eventos e personagens da história britânica; envolvimento com a comunidade; costumes e tradições do Reino Unido; e o processo para a residência permanente ou obtenção de cidadania.

Quem deve realizar o Life in the UK?

Todos os estrangeiros que pretendem obter a cidadania britânica ou a residência permanente no Reino Unido. Menores de 18 anos ou com idade superior a 65 anos não necessitam realizar o teste Life in the UK. As pessoas que já realizaram o teste durante o processo de permanência definitiva e naturalização também estão dispensados de realizar o exame novamente.

Como se inscrever?

O teste Life in the UK é oferecido exclusivamente pelo UK Border Agency, ou seja, pelo Home Office britânico. O valor da inscrição é 50 libras. A confirmação da inscrição com o local, data e hora da prova é enviada por e-mail.

O teste é realizado via computador em um dos 60 centros de teste espalhados por todo o Reino Unido — Escócia, Inglaterra, Irlanda e País de Gales. No momento da inscrição, é preciso escolher pelo menos 5 locais para realizar o teste.

Dicas de estudo

Antes do exame

Você pode comprar o livro no próprio site do teste ou ainda em outros sites de venda online. Aproveite para adquirir também livros com exercícios para praticar os seus conhecimentos do conteúdo.

Fique atento à edição que será utilizada em seu teste. O governo britânico costuma fazer atualizações no livro e, entre uma publicação e outra, podem ser abordados assuntos que não estavam contemplados. Além do estudo cuidadoso do livro-guia, você pode se preparar com o livro de perguntas, bem como realizando simulados disponíveis tanto para venda, quanto online.

No dia do exame

No dia de realização do teste, você deve apresentar um documento com foto e um comprovante de endereço — pode ser extrato bancário ou conta de água, de eletricidade ou de gás.

Chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência. Esse é o limite de tolerância para a realização do teste. Mesmo que você tenha respondido todas as questões da prova antes dos 45 minutos, é necessário continuar na sala esperando que os outros candidatos também finalizem o teste.

Passado esse tempo, os resultados são informados. Infelizmente, não são reveladas quais questões você acertou ou errou. Você descobre apenas se foi aprovado ou não.

Depois do exame

Sendo aprovado, muito cuidado com a folha de aprovação: ela só é entregue uma única vez. A aprovação é entregue se você obtiver aproveitamento mínimo de 75% no teste, o que corresponde à 18 questões.

Caso você não obtenha a pontuação mínima, é possível reagendar o teste após 7 dias. Mas atenção: a aprovação no teste Life in the UK não é garantia de que seu pedido de residência permanente ou de cidadania britânica foi aprovado.

E aí? Nossas informações te ajudaram nesse processo? Conta pra gente nos comentários!