5 melhores passeios de trem a vapor no Reino Unido

Viajar de trem a vapor pelo Reino Unido pode ser uma aventura e tanto. Para quem busca conhecer os quatros países da ilha – Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte – de uma forma diferente e divertida, esta é uma excelente opção, ainda pouco explorada por muitos que moram na Terra da Rainha.

Para quem não pode sair do país por motivos de trabalho ou outros, recomendamos uma das viagens que destacamos a seguir. Note que a maioria dos trechos feitos não são grandes, devido aos caminhos estreitos das ferrovias. A ideia, na verdade, é proporcionar uma viagem ao passado através das carruagens dos trens a vapor, uma das heranças da nação britânica.

North Wales – Ffestiniog & Welsh Highland Railways

Welsh Highland Railway - 5

O trem a vapor da fFestiniog é o mais antigo do mundo em ferrovias independentes. As locomotivas remetem à época original de quando as linhas foram construídas. O trecho entre Carnavon e Porthmadog passa por cenários incríveis, com uma vista de tirar o fôlego. Em outubro, acontece o “vintage weekends”, que atrai centenas de turistas.

Gloucestershire – Warwickshire Railway

gloucestershire trem

O passeio entre a estação de Cheltenham Racecourse e Whichcombe (via Gotherington) está celebrando 30 anos em 2015. Voluntários foram os responsáveis por fazer toda a reforma e restauração depois que a linha foi fechada pela British Rail em 1965. Ano passado, a ferrovia recebeu seu passageiro de número 1 milhão.

North Devon – Lynton Barnstaple Railway

lynton

Este passeio, saindo de Woody Bay até Killington Lane Halt, é ideal para quem gosta de viajar de trem do alto das encostas apreciando a natureza. A viagem remete aos anos 30, com direito a salas de chá na estação. O trecho – ida e volta – custa apenas £7,50.

East Hampshire – Watercress on the line

Watercress Line

Também conhecida como “Mid Hants Railways”, a viagem entre a cidade de Alton e Alresford (muito linda, por sinal) oferece 15 quilômetros de visual campestre. O trecho é um pouco íngreme, por isso o trem a vapor tem que trabalhar em dobro, tornando a viagem ainda mais emocionante. É bem fácil chegar de Waterloo até Alton pela South West Trains.

Isle of Man

isle of man

O lindo trem a vapor de Isle of Man inspirou o Rev britânico Wilbert Awdry a escrever o livro “Thomas the Tank Engine”. Usando as mesmas locomotivas de 1874 a 1910, quase nada mudou desde aquela época, com os vagões ainda levando o mesmo estilo vintage. O trecho oferece uma ótima maneira de se chegar ao Castelo Rushen, em Castletown, e à praia de Port Ein.

Clique aqui para conhecer mais linhas de trens a vapor e escolher outros passeios.

Já viajou para alguns desses lugares? Conte-nos como foi sua experiência!

Veja também Viajar de trem saindo de Londres