Foundation Year: Conheça o curso preparatório para as universidades britânicas

receba no seu email

eBook Grátis

17 dicas Indispensáveis sobre Londres

Super Dicas Valiosas para quem AMA a Terra da Rainha!

O que é?

O Foundation Year é um curso preparatório para as universidades britânicas. Ele prepara a entrada e adaptação no curso superior para o aluno que não possui os requerimentos exigidos pelas universidades.

O Foundation Year possibilita que o aluno tenha uma base mais sólida em sua área de estudo antes de iniciar o ensino superior, consequentemente fortalecendo a sua aplicação/application para a universidade, praticamente garantindo seu lugar na instituição. O curso tem duração de um ano e é geralmente recomendado aos alunos internacionais, por proporcionar uma melhor adaptação ao sistema de ensino britânico, bem como no seu nível de inglês.

Pode também beneficiar aqueles que fizeram diplomas como o IB e o A Levels (clique aqui para saber mais sobre esses diplomas),  mas que por mudarem de área de ensino, não fizeram as matérias exigidas pelas Universidades. Nas universidades de artes, por exemplo, o Foundation Year ajuda aqueles que vieram de uma educação mais tradicional à montar um portfólio sólido para aplicar para o curso superior.

Normalmente, o estudante opta por fazer o Foundation Year na mesma universidade que deseja estudar, e durante a aplicação já escolhe um curso superior com opção de foundation year, como por exemplo o BSc (Hons)Anthropology with Foundation/ BSc (Hons) Antropologia com Foundation Year. Existem foundation years para todas as áreas de estudo.

Quais universidades oferecem Foundation Year?

Quase todas as universidades. No entanto, algumas como a University of Birmingham, só oferecem essa opção aos alunos internacionais.

Custos

Os custos variam dependendo da universidade. Algumas instituições tem anuidade equivalente aos cursos superiores, outras são com valores mais baixos.

Como aplicar?

A maioria das universidades usam o UCAS (colocar link https://www.ucas.com/ ) para a aplicação de candidatura do Foundation Year e do curso superior. No entanto, muitas usam seu próprio website quando o Foundation Year escolhido pelo aluno é separado do curso superior.

Depois que a aplicação é enviada à universidade, o aluno também pode  ser chamado para uma entrevista. Estes detalhes da aplicação mudam dependendo da instituição, devendo o aluno verifica-los para se preparar devidamente.  

Requerimentos  

A maior parte das universidades requerem somente a conclusão do ensino médio e um mínimo de 5.0 no IELTS. Porém, algumas universidades mais competitivas podem ser mais exigentes.

Como escolher o curso?

No https://www.ucas.com/ é possivel buscar as opções de cursos em todo o Reino Unido por área de estudo. Como a aplicação é normalmente feita no UCAS, os requerimentos e detalhes da aplicação de cada universidade estão especificados no site. Outra opção é procurar no site das próprias instituições, se o aluno já tem em mente em qual cidade quer morar.

Foundation Year x Foundation Degree

Enquanto o Foundation Year serve para facilitar a entrada na universidade e tem duração de 1 ano, o Foundation Degree é um diploma a parte e tem equivalência a dois anos de universidade, como um curso técnico.

Confira abaixo algumas opções de Foundation Years.

Contabilidade e Finanças (com Ano de Fundação) /Accounting and Finance (with Foundation Year)

Warwick University

A Warwick University é mundialmente conhecida por ser uma das melhores universidades nas áreas de economia e política. O programa de Foundation Year da universidade tem 75% de seus alunos entrando nas universidades mais competitivas do Reino Unido, como Oxford, LSE e Cambridge.

Internacional: introdução ao estudo de moda/ (International: introduction to the study of fashion)   

University of the Arts London (UAL): London College of Fashion.

A UAL está entre as dez melhores universidades no mundo para estudar arte e design. Entre seu alumni estão os designers Stella McCartney, Alexander McQueen, Jimmy Choo e Lucian Freud (pintor).

Farmácia com Foundation Year/ Pharmacy with a Foundation Year

University of Manchester

A universidade de Manchester começou em 1842 com o instituto de mecânica, e foi a primeira cidade industrial do mundo. Entre a lista de notáveis na universidade está Sir John Sulston ( agraciado com o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2002).

 

Texto de Nina Schmidt
InstagramTwitter e Youtube – Les Choses De Nina

Foto de capa: Otalia Onta – @londonphototravel