Hop-on hop-off é o termo utilizado para subir e descer à vontade de ônibus ou barcos que fazem city tours pelos principais pontos turísticos de uma cidade, também chamados de ônibus / barcos sightseeing. É uma das opções mais práticas e seguras para quem quer garantir presença nas principais atrações turísticas e também para aqueles que não têm muito tempo a perder. Todas as rotas são guiadas, seja por um guia turístico ou por uma gravação oferecida em diferentes línguas (inclusive em português), que são ouvidas através de fones de ouvidos distribuídos antes do embarque.

Geralmente são vários ônibus / barcos de uma mesma empresa que fazem diferentes rotas (dependendo do tamanho da cidade). Um único ticket permite que você suba e desça quantas vezes quiser nas paradas pré-estabelecidas. Existem opções diferenciadas de pacotes, sendo possível adquirir tickets com validade de mais de um dia. Vale a pena para cidades grandes, pois o passeio nesses ônibus / barcos substitui o trabalho de ter que se virar nos transportes públicos que, em alguns lugares, pode ser difícil e demorado para chegar a algum ponto turístico.

É possível descansar um pouco durante o percurso, além de se ter uma visão geral da cidade. Se você não tiver tempo para visitar todos os monumentos você poderá, mesmo assim, garantir a sua foto mesmo que não queira descer. O passeio também pode ser ao ar livre, pois o modelo dos ônibus é de dois andares – double decker -, sendo o andar de cima aberto e os dos barcos com uma parte descoberta também. Mesmo em dia de chuvas, os ônibus contam com uma capa protetora para evitar que os turistas se molhem durante o passeio.

Muitos desses ônibus / barcos têm parceria com estabelecimentos como restaurantes, lojas e atrações turísticas, oferecendo descontos especiais através de panfletos distribuídos antes do embarque. Por exemplo, no caso de Londres, há possibilidade de adquirir o ticket junto com o ingresso da roda gigante London Eye ou do museu de cera Madame Tussauds. Clique aqui para ver as opções disponíveis.

Os tickets geralmente têm duração de 24 horas, sendo válidos até que se completem as 24 horas (mesmo que você tenha começado às 17h de um dia, você irá ter direito ao passeio até as 17 do outro dia). Por conta das diferentes estações do ano, que influenciam diretamente na duração do dia, existem horários diferentes de início e término das rotas. Por isso é importante que você cheque esses horários para evitar perder o último trem / ônibus. A frequência, para os ônibus, é de 15-20 minutos. Existem algumas paradas especificas em que um ônibus pode demorar um pouco mais para sair.

Os preços desses passeios são bem variados, pois vai depender da companhia que opera esses city tours e também de descontos oferecidos em certas épocas do ano, mas eles costumam ser entre £22 a £30. Em Londres, as empresas de ônibus mais conhecidas são: The Original London Sightseeing Tour, The Big Bus Company Tour e The Golden Tours. A maioria dessas companhias oferece também o passeio de barco.

Já fez hop on hop off em Londres? Conte-nos sua experiência e deixe dicas para outros leitores!

Clique aqui para saber como viajar de trem Londres – Paris.