Uma das maneiras mais práticas de ir a Paris desde Londres é, sem dúvida, por trem. Além da experiência de viajar pelo Eurotúnel, por debaixo do Canal da Mancha, você ainda economiza tempo, já que o trem sai da estação de St. Pancras International, que fica ao lado de King’s Cross St. Pancras, no centro de Londres, e chega na estação de Paris Gare Du Nord, também em uma região central de Paris.

A outra vantagem de viajar de trem Londres Paris é que você não precisa se preocupar com excesso de bagagem e pode levar quantas malas desejar. A viagem tem duração de pouco mais de duas horas e, se for sortudo e souber pesquisar, você pode comprar a passagem (ida-e-volta) por apenas £69. A empresa responsável por todas as viagens via Eurotúnel é a Eurostar.

Os horários dos trens a Paris são dos mais variados, com partidas começando às 5:40 da manhã e último trem saindo por volta de 20:00. São oferecidos assentos nas classes Standard, Standard Premier e Business Premier. No entanto, a classe Standard, algo como “econômica”, não está nada mal, com assentos confortáveis e espaçosos.

Durante o trecho por debaixo do canal da Mancha, de quase 40km, você só vê escuridão, mesmo o trem estando submerso a uma profundidade de 40 metros. Algumas pessoas com claustrofobia a lugares fechados podem sentir um pouco de medo enquanto o trem faz esse trajeto. No entanto, para acalmá-los, a viagem é bastante segura. Existem também aqueles que esperam ver as águas do Canal, mas isso não é possível. Na verdade, esse percurso é bastante rápido, porém a paisagem que se vê já em terras firmes, entre um país e outro, é de tirar o fôlego.

Em relação às fronteiras, o controle é feito de uma forma diferenciada, pois você já receberá o carimbo de entrada para a França ainda em Londres, quando adentrar a estação de St. Pancras International, antes do embarque. O mesmo acontecerá quando você estiver deixando a França e retornando à Inglaterra. Da mesma forma que acontece dentro do avião, será entregue o land card para você preencher com seus dados pessoais e com informações sobre sua viagem. Você deve levar todos os documentos necessários para poder entrar no país.

Já fez o trecho Londres – Paris de trem? Conte-nos como foi sua experiência!

Saiba mais sobre viagens de trem pela Europa