Londres em dezembro é bem emocionante! Tem eventos natalinos que combinam bem com o frio característico da capital da Inglaterra. Mas dezembro não é o mês mais frio do ano. Apesar de marcar o começo do inverno (21 de dezembro a 28 de março de 2017), os meses seguintes são mais congelantes. Em dezembro, as temperaturas médias rondam os 9ºC (máxima) e os 3ºC (mínima).  E não é comum nevar, mas esteja sempre preparado, porque as frente-frias polares podem trazer surpresas. Por falar em surpresas, não dispense o guarda-chuva, levando-o sempre que sair de casa.

O último mês do calendário é composto por dias mais curtos, com sol entre as 8h e às 16h. Se estiver visitando Londres neste mês, procure programar bem os passeios, tendo em conta a luz do dia. Mas não se preocupe tanto, porque neste mês a cidade fica cheia de luzes e enfeites de Natal, sendo bonita tanto de dia como de noite.

As feiras de Natal, as pistas de patinação no gelo, os corais de cânticos natalinos são alguns dos principais eventos do mês. Confira embaixo:

 

Southbank Centre Christmas Market – de 11 de novembro a 08 de janeiro de 2017

elondres-southbank
Esta feira de Natal tão famosa acontece nas margens do rio Tâmisa entre a London Eye e o Southbank Centre. As tradicionais barraquinhas de madeira estão repletas de opções para comer e beber, para além de vender produtos artesanais e presentes ideais para esta época do ano. Brinquedos para as crianças, enfeites de Natal e muitas luzinhas contribuem para o espírito natalino.

Mais informações aqui.

 

Winter Wonderland – de 18 de novembro a 2 de janeiro de 2017

elondres-winterwanderland
Todo ano a chegada do frio traz um mundo mágico para o Hyde Park, com a maior pista de patinação no gelo ao ar livre do Reino Unido. Em uma mistura de feira de Natal com parque de diversões, você vai estar dividindo espaço com barraquinhas de comidas e bebidas de inverno, como vinho quente e cidra e também com o Magical Ice Kingdom, com fadas, unicórnios, a Rainha do Gelo, Merlin e os Cavaleiros da Távola Redonda. A famosa roda gigante panorâmica brilha ao longe te indicando o caminho do parque, mas esteja preparado para grandes filas e uma multidão de pessoas.

Mais informações aqui.

 

Luzes de Natal na Trafalgar Square – 1 de dezembro a 8 de janeiro de 2017

VB-00004646-001

As luzes de Trafalgar Square serão acesas na noite de primeiro de dezembro e ficarão acesas até o dia oito de janeiro de 2017. Na ocasião é montada uma das maiores árvores de Natal. A tradição da árvore de Natal da Trafalgar Square acontece desde 1947, quando a Noruega enviou um pinheiro de Natal para Londres como forma de agradecer a aliança inglesa durante a Segunda Guerra Mundial. No dia primeiro de dezembro, será inaugurada e abençoada a manjedoura de Natal, criada pelo artista Tomoaki Suzuki. Detalhes sobre as apresentações de corais ainda não foram atualizadas.

 

Corrida do Papai Noel – 3 de dezembro

elondres-battersea run
O Battersea Park vai reunir todos os papais Noel atletas de Londres em uma corrida de até 10km. As inscrições têm que ser feitas com antecedência e a organização fornece roupas de Papai Noel para todos correrem vestidos à rigor. São cerca de 2 mil pessoas que participam todos os anos nesta corrida e outras milhares que vão apenas para assistir. O dinheiro arrecadado com a corrida será revertido para instituições de caridade.
Mais informações aqui.

 

Cânticos de Natal na Catedral de St. Paul 

elondres-canticos de natal

A partir do dia 17 dezembro, vão decorrer na catedral de St Paul os emocionantes cânticos de Natal. Todos eles são bastante famosos, bem como a missa de Natal do dia 24. A catedral tem lugar para acolher 2.400 pessoas e as filas para conseguir um lugar começam a se formar bem cedo. Nos dias 23 e 24 será montado um telão na Paternoster Square, para quem não conseguiu entrar, acompanhar o evento.

Mais informações aqui.

 

Jardins iluminados

elondres-natal-kew

O jardim botânico de Kew vai ter de 23 de novembro a 2 de janeiro uma trilha de 1,5 km às margens do rio, com flocos de neve e um túnel de arbustos iluminados. Tudo isto para ser vivido à noite, ao som do “Quebra-Nozes”. Mais informações aqui.

elondres-syon house and park

O Syon Park também está preparando a “Enchanted Woodland”, entre 18 de novembro e quatro de dezembro, com instalações de luzes coloridas pelo meio dos seus jardins. Para percorrer todo o trajeto levará cerca de uma hora e meia. Mais informações aqui.

 

Fogos de Artifício no Ano Novo

fim de ano em londres

O Fim de Ano em Londres costuma atrair milhares de pessoas para a cidade, vindas do Reino Unido ou de outros países próximos. Lançados a partir da London Eye, os fogos desenham lindas luzes no céu ao redor do Big Ben e da ponte de Westminster. Este lindo espetáculo que costumava ser gratuito, infelizmente, tornou-se pago. As novidades vão mais além: este ano os fogos não serão transmitidos nos telões na Trafalgar Square nem da Parliament Square. Outra ideia é ver os fogos de dentro dos barcos que passeiam pelo rio Tâmisa. Os pacotes costumam incluir jantar. Pode conferir os pacotes disponíveis nos sites destas companhias de barco, por exemplo: City Cruises, Thames Cruises, Thames Clippers.

 

Leia mais posts sobre Londres Mês a mês.