Finalmente o verão chegou em terras britânicas. Junho, julho e agosto são os meses que recebem a estação mais quente do ano (apesar de que o primeiro mês nem é considerado tão quente assim). Ainda que as temperaturas não sejam tão altas – a média é 22ºC – algumas semanas podem ser realmente quentes, com dias ultrapassando os 30ºC.

É chegado o momento de tirar todas as roupas leves do guarda-roupa: shortinhos, bermudas, chinelos, camisetas, vestidinhos e, inclusive, os biquínis e sungas de praia.  Além dos parques, existe a opção de curtir os dias quentes e ensolarados viajando pelo litoral do Reino Unido.

É certo que a Europa tem destinos imperdíveis a preços bastante acessíveis, o que faz com que muita gente prefira curtir o verão fora de UK. No entanto, existem praias no próprio Reino Unido que merecem uma visita. Algumas delas estão nos primeiros lugares do ranking das praias mais lindas do continente europeu.

Conheça um pouco sobre algumas praias famosas do Reino Unido:

Woolacombe Beach

woolacombe beachSituada no condado de Devon, Woolacombe Beach foi eleita, em 2015, a praia número 1 do Reino Unido pelo site tripadvisor e pelo jornal britânico “Mail On Sunday”. Aparece, também, como a quarta praia mais bonita da Europa e ocupa a posição número 13 do mundo. É um destino popular entre surfistas e famílias.
Como chegar: a melhor maneira de chegar até lá é de carro ou de ônibus partindo de Londres até a cidade de Barnstaple (cerca de 360km). Para quem vai de ônibus, é necessário ainda pegar outro até o destino final. O acesso é um pouco complicado, com ruas rurais bastante estreitas, que podem ficar congestionadas durante o verão. A viagem pode durar de 5 a 8 horas.

Rhossili Bay beach

Rhossili beachLocalizada no País de Gales, na região de Swansea, foi eleita a melhor praia do Reino Unido em 2014 e a terceira da Europa. Apareceu na televisão durante a abertura dos jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012 e em séries como “Doctor Who” e “Torchwood: Miracle Day”. É bastante visitada por surfistas que aproveitam as boas ondas e os swells.  Alguns golfinhos também aparecem de vez em quando por lá para dar o ar da graça. Faz parte da “Gower Peninsula”, uma área de belezas naturais de tirar o fôlego.
Como chegar: por trem, desde Londres, via First Train Western, partindo de Paddington Station (aprox. 4h). De carro são por volta de 3h de viagem (distância 300km).

Newquay

NewquayNewquay fica na região de Cornwall, a 396 km de distância de Londres. Com aproximadamente 20.000 habitantes, a cidade recebe muitos turistas durante o verão. Durante essa época do ano, a população passa dos 100.000. Newquay também é um destino entre os surfistas, já que o mar propicia ondas grandes e poderosas.  Ao todo são 9 praias, sendo uma das mais conhecidas Fristal beach.
Como chegar: de avião (1h10mins), trem (5h – 6h aprox.) ou ônibus (cerca de 8h).

Bournemouth

Bournemouth beachApenas 170 km de distância de Londres, Bournemouth é uma das cidades litorâneas mais visitadas do Reino Unido durante o verão. Localizada na região de Dorset, sua população é de aproximadamente 200.000 pessoas. A cidade é bastante conhecida por seus festivais e eventos gratuitos que acontecem durante todo o ano. Com um ar de cidade praieira, muita gente dá uma escapada de Londres para pegar sol nas areias da praia.
Como chegar: desde Londres, via South West Train. A viagem dura aproximadamente 2 horas, saindo de estações como Waterloo e Paddington station. Os trechos promocionais podem custar a partir de £16.80.

Brighton

brightonApesar de não ser considerada uma praia bonita, pois não há areia – apenas pedras – Brighton é um destino turístico bastante visitado por estar bem próxima a Londres, cerca de 80km. Para compensar, o Píer, chamado de Palace Píer, a roda gigante Brighton Wheel, e a beira-mar, com seus muitos bares e restaurantes, trazem à cidade um ar encantador. A vida noturna em Brighton também é bastante animada, com mais de 300 pubs na cidade. O famoso DVD do DJ britânico Fatboy Slim foi gravado por lá.
Como chegar: por trem, pelas companhias Gatwick Express, Southern e Thameslink. A viagem pode demorar entre 1h – 1h30 e os preços das passagens variam, mas geralmente são bem acessíveis.

Em qual desses lugares você já passou o verão? Conte-nos como foi sua experiência e deixe dicas para os outros leitores!

Leia mais sobre o verão em Londres

Quer saber como posicionamos esse artigo na primeira página do Google? Ficou curioso? Confere esse nosso outro artigo em que falamos sobre a importância de aparecer no Google.