É muito comum conhecer brasileiros que já moram há bastante tempo em Londres, mas que o inglês ainda não engrenou. É possível conhecer pessoas que estão aqui há mais de 10 anos com um inglês básico. No entanto, tem muitos estudantes que chegam com esse único propósito e que, quando voltam para o Brasil, o nível do inglês não melhorou como deveria. Por que as vezes é tão difícil aprender inglês em Londres?

Uma das primeiras sensações que você experimenta ao chegar na terra da rainha é a insegurança com a nova língua. Você se sente perdido, envergonhado por não conseguir se comunicar direito, retraído e com medo. Isso tudo já causa um bloqueio que muitas vezes é difícil de furar, principalmente se você é naturalmente tímido. O que acontece então? Você vai buscar refúgio onde se sente mais confortável: nos seus conterrâneos. Além de poder se comportar como quiser e dizer o que pensa e acha, os seus conterrâneos conhecem a sua cultura e seus hábitos como ninguém. Então você decide dividir casa com eles. Já instalado, você recebe dicas de trabalho e passa, além de morar, a trabalhar com eles. Os convites para as festas brasileiras não demoram a chegar e você começa a frequentar esses lugares.

Do you speak English?

Na escola, você acaba conhecendo várias pessoas na sua mesma situação: que vieram aqui para aprender inglês. Nas saídas, você acaba falando mais um portunhol, italianês, do que a língua que você veio aprender. E assim vai…quando se dá conta, já é a hora de voltar para casa. E o inglês?? Fica para a próxima…mas será que você vai ter uma outra oportunidade como essa?

Muita gente prefere não iniciar uma conversação com medo de dizer algo errado. Só que é errando que se aprende! Por isso, fale, se comunique do seu jeito, pois dessa forma as pessoas podem te corrigir.  Se você não falar, aí fica difícil. Tente morar com pessoas que falem outra língua que não a sua, pelo menos no começo. Explore lugares frequentados por outras culturas. Entre nos sites de relacionamento, nem que seja em busca de novas amizades, apenas para troca de mensagens. Participe de grupos de idiomas, ensine português em troca do inglês. Se mexa! Isso vai ajudar você em todos os aspectos…até para conseguir um emprego melhor. Não soa bem dizer que você mora ou morou na terra da rainha sem falar a língua, verdade?

Compartilhe conosco as suas experiências sobre como aprendeu a falar inglês, as dificuldades encontradas e dicas para que os nossos leitores possam tirar o melhor proveito do British English!

Leia também: Abrasileirando a gramática inglesa

Minhas dicas foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.