Londres conta com um dos melhores e mais eficientes sistemas de transporte público do mundo. Metrô, trem, ônibus, tram e até barco fazem parte dos meios de transporte comumente utilizados diariamente por milhões de Londrinos e turistas que estão passeando pela cidade. Em média, 24 milhões de trajetos são feitos por dia. O Transport for London, mais conhecido pela sigla TFL, é o órgão responsável pela gestão da maioria dos serviços de transporte de Londres.

Todos os bairros são atendidos e muito bem interligados através das inúmeras opções de locomoção que a cidade oferece. Ao todo, Londres está dividida entre a zona 1 (centro) até a zona 9. Quanto mais longe você está do centro da cidade, mais caro você irá pagar pelo preço da passagem. Apesar de se gastar muito com transporte, a maioria das pessoas diz não se importar tanto com isso, já que o investimento vale muito a pena.

Abaixo, conheça como é dividido o sistema de transporte público de Londres e os meios de locomoção mais utilizados:

 

undergroundMetrô: chamado de underground ou tube, o metrô de Londres atende 12 linhas, distribuídas em 270 estações que percorrem 480 km de trilhos entre 6 zonas da cidade. Atualmente, 144 estações oferecem wi-fi grátis. Geralmente, em dias de semana, o metrô abre por volta de 5h30 e fecha às 00h30 (horários variam de estação para estação). Já nos finais de semana, abre e fecha mais cedo, entre 7h e 23h30. No entanto, desde agosto de 2016 algumas linhas de metrô já estão operando no modo 24 horas durante os finais de semana.

Dica: Fique atento, pois é comum algumas estações passarem por reformas ao longo do ano. Em função dessas reformas os horários podem ser alterados e algumas vezes a abertura do metrô pode ser também comprometida.

overground

 

Overground: trens por cima do solo, que atendem 6 linhas, distribuídas em 83 estações. Esses trens percorrem toda a cidade e o subúrbio de Londres. É facilmente reconhecida pela cor laranja. O Overground faz várias conexões com o metrô de Londres.

 

DLR

 

DLR: é uma espécie de metrô light, que atende a zona Leste e Sudeste de Londres. São 45 estações e 40km de trilhos. Também tem conexões com o metrô de Londres. É por ela que você consegue chegar no aeroporto de London City.

 

tramlink

 

Tramlink: bonde eletrético que opera apenas no sul de Londres. A sua estação central é Croydon. Entre 8 a 10 trams são disponibilizados por hora. Abolidos em 1952, voltaram em 2000 devido ao intenso trânsito que formava-se naquela região.

 

river

 

London River Service: transporte feito por barcos, mais utilizado para passeios turísticos. Atualmente, cerca de 2.000 pessoas que moram em Londres estão utilizando os barcos como meio de transporte.

 

buses

 

Ônibus vermelhos: famosos pela cor vermelha e por ser de dois andares, os ônibus vermelhos já fazem parte da história icônica da cidade. Com paradas a cada 200 metros ou menos, são milhares de ônibus que servem a cidade, com tempo de espera entre 1-3 minutos em horário de pico, operando 24 horas por dia (existem os ônibus 24 hour e os que funcionam no período da noite, chamados de Night Buses, acompanhados de um N na frente). Atenção: os motoristas de ônibus não aceitam dinheiro para pagar a passagem, apenas tickets, oysterd card e contactless são aceitos.

national rail

 

National Rail: conecta Londres com outras cidades da Inglaterra, mas também atende algumas regiões centrais de Londres, como King’s Cross St. Pancras, Victoria Station, Waterloo e Paddington. Faz conexões com todos os transportes públicos de Londres.

 

Para planejar a sua viagem em qualquer desses meios de transporte e obter informações, acesse: http://www.tfl.gov.uk/plan-a-journey/

Clique aqui para ver todas as tarifas dos meios de transporte públicos de Londres.

Transporte alternativo: as bicicletas também estão cada vez mais presentes nas ruas de Londres, levando e trazendo centenas de pessoas através de suas ciclovias, incluindo o prefeito da capital, Boris Jonhson, que vez ou outra é fotografado em cima de sua bicicleta.

Qual o meio de transporte que você costuma utilizar na cidade da rainha? Deixe dicas de transporte para nossos leitores que ainda não conhecem bem o TP de Londres!

Leia também sobre Ônibus em Londres