Se você está vindo estudar ou trabalhar em Londres, um dos primeiros passos para construir sua vida por aqui é encontrar sua moradia. Imigrantes brasileiros podem alugar ou comprar imóveis na cidade e, nessa etapa, o serviço de uma agência de acomodação pode ser uma ótima ajuda! No post de hoje, saiba como funciona a compra e venda de imóveis para imigrantes brasileiros e confira também as sugestões de agências para alugar casas em Londres.

Encontrando seu imóvel

O valor do aluguel em Londres é alto, e vai diminuindo conforme você se afasta do centro da cidade. Mas leve em consideração também o quanto você precisará gastar com transporte, dependendo de onde for morar.

Brasileiros com visto de estudo ou de trabalho ou que possuam cidadania europeia podem alugar e comprar imóveis na cidade. Para alugar um imóvel, o interessado passará por uma verificação de crédito e referências, além de ter que comprovar renda de no mínimo 2,7 vezes o valor do aluguel mensal, se você for morar sozinho — o valor mínimo que você precisa ter cairá caso você vá dividir o aluguel com outras pessoas.

É pedido também um depósito, normalmente no valor de um aluguel, e que você pague um ou dois meses adiantados, dependendo do locatário,

em caráter de caução, para garantir a reparação de algum imprevisto causado pelo morador, tal como funciona no Brasil.

Porém, atenção: segundo a lei britânica se o contrato de locação cair na categoria assured shorthold tenancy, o formato padrão de locação de imóveis no Reino Unido, é de responsabilidade do locador colocar o valor da caução em algum tipo de programa de proteção ao crédito, para garantir que a devolução do valor ao locatário será possível no fim do contrato.

Se esse valor da caução não for protegido, o locatário pode entrar na Justiça e receber o valor de volta mais uma multa que pode até mesmo triplicar essa caução.

Outra preocupação muito relevante sobre alugar imóveis em Londres, especialmente para quem é estrangeiro, tem relação aos direitos e deveres entre locatário e locador desse negócio.

Uma das responsabilidades do locador, como já mencionamos, é a proteção da caução do contrato de locação. Além disso, ele é responsável pela “segurança” do local, tomando atitudes como:

  • Pagamento do seguro predial da residência;
  • Instalação de alarmes de incêndio;
  • Garantir o bom funcionamento e segurança do sistema elétrico;
  • Providenciar um Gas Safety Certificate, um certificado de segurança relacionado ao sistema de gás local;
  • Um certificado energético da residência.

O locatário, por sua vez, tem como responsabilidade a conservação da residência e de toda a mobília inclusa nela, chegando ao ponto de não poder sequer pregar um prego na parede sem autorização do locador. De verdade, você precisará de autorização dele ou terá que utilizar fitas adesivas especiais para pendurar seus quadros.

Além disso, normalmente, a TV License fica sob responsabilidade do morador e não do proprietário. Para quem não sabe, a TV License é um imposto cobrado pelo governo para poder assistir televisão.

Normalmente, o valor da TV License fica em 145 libras por ano no caso de televisão a cores e 49 libras para TVs preto e branco. O valor é anual e pode ser pago de uma vez ou em até 12 prestações.

Na hora de alugar um imóvel em Londres, verifique se esse imposto está incluso nas suas contas ou terá que ser pago em seu nome. A parte boa é que esse valor é por residência (não por aparelho) e se a conta estiver no seu nome, você pode transferi-la caso se mude.

Como as imobiliárias podem ajudar

Você pode e deve começar a procurar seu imóvel ainda no Brasil. Isso pode ser um desafio, principalmente se você nunca tiver vindo para cá antes ou não tiver nenhuma referência sobre a cidade. Por isso, os serviços das agências de acomodação em Londres são uma excelente ajuda na hora de encontrar, alugar ou comprar imóveis!

Entrando em contato com as agências e visitando os sites delas (ou o perfil no facebook), você poderá conhecer os imóveis disponíveis, conferir preços e descobrir mais sobre o que você precisa para garantir sua moradia. E quando você chegar na cidade, algumas imobiliárias oferecem até serviço de busca no aeroporto — para você ir direto para seu novo lar — algumas podem até mesmo organizar um tour para você!

Já está em Londres? A imobiliária vai ajudar você a encontrar o melhor imóvel para você, considerando seu orçamento, estilo de vida, local de trabalho ou estudo e tudo o mais que influencia na escolha do imóvel. Ela também vai te orientar sobre os documentos e referências necessárias para o contrato.

Pesquisando, você pode encontrar imóveis alugados ou vendidos diretamente pelos proprietários (landlords). Essa opção pode parecer mais simples e menos burocrática, mas, na verdade, só trará mais dor de cabeça: os preços nem sempre são menores do que nas imobiliárias, a maioria dos anunciantes não têm experiência com locação e venda de imóveis, além de não estarem acostumados a lidar com pessoas de diferentes culturas e idiomas.

Outro problema envolvendo os proprietários tem a ver com o método de pagamento do aluguel. Alguns proprietários pedem o pagamento via alternativas internacionais, como o Western Union.

Essa estratégia normalmente está conectada à fraudes e complica o rastreamento do dinheiro. Portanto, fuja desses acordos!

As agências de acomodação

As agências de acomodação nada mais são do que empresas especializadas em auxiliar pessoas a encontrar uma residência. Elas podem ajudar em todo o processo para alugar casas e quartos em Londres, fazendo com que tudo acabe sendo mais simples e rápido. Afinal, nessa modalidade de empreendimento, você lidará diretamente com os landlords (proprietários), evitando, desse modo, dores de cabeça e burocracias desnecessárias.

Em contrapartida, isso poderá um investimento um pouco maior, que é compensado pela segurança e pelo trabalho poupado por essa ajuda profissional. Obviamente eles colocam algumas taxas acima dos valores de alugel ou compra e algumas agências podem pedir uma carta de referência, embora isso nao seja geralmente necessário.

Elas também podem fazer contratos de curta duração e organizam sua estadia com mais comodidade, assegurando que padrões sejam mantidos e que você fique confortável para praticar seu inglês e conhecer mais sobre a cultura e o estilo de vida britânico. Os melhores empreendimentos do ramo contemplam todos os diferentes tipos de acomodações, como casas, homestays, halls residenciais, dormitórios acadêmicos, lofts, studios, apartamentos compartilhados, entre outros.

Agências de acomodação em Londres

Selecionamos para você algumas imobiliárias da cidade, que vão te auxiliar e guiar para que você encontre seu novo lar em Londres. Todas elas são gerenciadas por brasileiros que irão facilitar bastante a comunicação.

Encontrar casas em Londres é uma das etapas mais importantes para você se estabelecer na cidade onde você trilhará uma nova etapa da sua vida. A dica é enviar um e-mail para cada uma delas com suas dúvidas ou requisitos. Vamos lá?

Easy Let

0dc33b521b4dbf58829d

Localizada no norte de Londres, a Easy Let vai te ajudar a encontrar a casa certa, com o preço que você procura. Atendimento de qualidade, casas limpas e espaçosas. Agende uma visita sem compromisso e confira as melhores oportunidades para morar na capital inglesa.

Clique aqui para obter mais informações.

UK Base Property

63b9fa92ce9392e9da6a

A UK Base oferece tudo o que você necessita para que a sua experiência em Londres seja muito mais agradável. Uma das etapas mais importantes para quem decide por estudar no exterior é a escolha de uma hospedagem que ofereça segurança, conforto e simplicidade no processo de contratação. A UK Base oferece tudo o que você necessita para que a sua experiência em Londres seja muito mais agradável.

Clique aqui para obter mais informações.

Cuidados ao alugar um imóvel

Londres é uma cidade bem peculiar e isso se reflete até mesmo nos seus imóveis. Quando você for alugar uma casa ou apartamento, é preciso levar isso em conta, pois vários deles podem vir com problemas com os quais você não necessariamente estará acostumado a lidar no Brasil.

O primeiro item que você deve prestar atenção é o anúncio: nos países da Europa eles são feitos em valores semanais (per week ou simplesmente pw). Para transformar isso em um aluguel mensal, você precisa multiplicar o valor semana por 52 (número de semanas do ano) e depois dividir por 12 (número de meses do ano). Dessa forma, você consegue calcular com a mentalidade dos brasileiros, pelo menos até se acostumar com o estilo britânico.

Outro fator que causa um pouco de estranheza é o famoso “bond” — um depósito antecipado, geralmente com um valor referente a algumas semanas de aluguel (o número é variável). Ele serve como uma garantia para o proprietário, pois se houver algum dando ou atraso nas suas parcelas, ele poderá descontar desse valor. Caso não haja nenhum tipo de problema, todo o “bond” é devolvido para você, de forma integral, ao final do contrato.

Localização é importante em qualquer grande cidade do mundo, mas sabemos que na capital da Inglaterra isso pode ser ainda mais essencial. As regiões centrais são muito valorizadas e, por isso mesmo, quanto mais próximos dali forem os imóveis, mais caros eles tenderão a ser. Tudo vai depender do tipo de propriedade que você deseja e de quanto estará disposto a pagar, mas lembre-se: se você quer economia, terá que se afastar do centro.

E a dica final — e talvez a mais importante — é ser detalhista. Grande parte das propriedades londrinas são antigas e podem vir com alguns probleminhas indesejáveis. As instalações hidráulicas e elétricas pouco modernas, por exemplo, podem representar uma bela dor de cabeça, portanto procure checar torneiras, tomadas e acender as luzes antes de fechar negócio. Verifique se a pressão da água é boa e se ela esquenta com facilidade. Caso você note que a manutenção não vem sendo feita de forma adequada, nem pense em assinar o contrato!

Encontrar casas em Londres é uma das etapas mais importantes para você se estabelecer na cidade onde você trilhará uma nova etapa da sua vida. Ainda tem alguma dúvida?

Envie sua pergunta ou solicitação de orçamento sem compromisso para as agências brasileiras de acomodação em Londres preenchendo o formulário abaixo.

Descubra mais do BRASIL em LONDRES acessando o eLondresTOP5

Artigo Patrocinado

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Telefone

Assunto

Escreva abaixo exatamente o tipo de acomodação que você está procurando e informe o máximo de detalhes.