Marcas culturais da cidade, os pubs de Londres significam muito mais do que um mero lugar para comer e beber cerveja. São casas com séculos de existência que contam a história do povo londrino.

Atualmente, existem mais de 7 mil estabelecimentos espalhados pela cidade, desde os mais modernos até os mais antigos. Os pubs simbolizam uma marca forte da cultura local, oferecendo uma vasta gama de bebidas e comidas típicas, além, é claro, de muita música e diversão.

Pensando nisso, decidi listar os 7 melhores pubs de Londres — uma missão e tanto dado aos milhares presentes pela cidade. Confira-os abaixo!

1. Ye Olde Cheshire Cheese: mais de 4 séculos de tradição

Forte candidato ao posto de pub mais antigo de Londres, com origem no ano de 1538, o estabelecimento sofreu com uma grande destruição no ano de 1666 devido ao grande incêndio de Londres. Foi então reconstruído no ano seguinte e funciona até os dias atuais.

Atrativos e características principais

Um local com quase 500 anos de existência (fundado pouco depois de o Brasil ser descoberto) é um atrativo por si só! O ambiente lúgubre, a decoração riquíssima com detalhes em madeira, a luz baixa e a forte tradição são as marcas principais do local, o que garante a presença de um número alto de turistas, assim como dos fiéis clientes londrinos.

A atmosfera histórica e a localização próxima ao centro de Londres são dois dos muitos atrativos do Ye Olde Cheshire Cheese. Além disso, é indispensável provar os pratos típicos (como fish & chips, steak e ale pies) e um pint (unidade de medida Londrina) da cervejaria Sam Smith’s, muito apreciada pelos que visitam o local.

Localização: Fleet Street 145, Blackfriars. Localizado próximo às estações de metrô Chancery Lane e Temple.

2. The Mayflower: vista única na beira do rio Tâmisa

Também caracterizado por seus séculos de existência, o local construído no ano de 1620 foi o ponto de partida do famoso navio Mayflower, encarregado de levar os chamados peregrinos do porto de Southampton para o novo mundo, dando início à colonização do local que hoje é os Estados Unidos da América.

Atrativos e características principais

Localizado à beira do rio Tâmisa, The Mayflower caracteriza-se pelo seu charme interior e pela decoração única. Além disso, para os que desejam uma experiência romântica e sofisticada de jantar, o segundo andar é ideal.

Dentre as principais qualidades do local, destacam-se o bar e o deck no andar inferior, permitindo aos visitantes apreciar uma deliciosa cerveja ale inglesa, o som das águas do rio e a linda vista que o local proporciona.

Localização: Rotherhithe Street, 117, Rotherhithe, próximo à estação Rotherhithe.

3. The Harp: boa gastronomia e preços em conta

Conhecido por sua boa gastronomia e também pela gama de cervejas e cidras com preços em conta, o pub é parada obrigatória após uma visita à National Gallery.

Atrativos e características principais

The Harp é conhecido por suas linguiças e tem como carro-chefe as cervejas ales e cherry beer (cervejas amargas e com aroma de cereja, respectivamente), fazendo com que uma prova destas seja praticamente obrigatória. Além disso, o pub destaca-se por sua linda fachada de vidros coloridos, que se abre durante os dias mais quentes do verão londrino.

Localização: Chandos Place, 47, Westminster, próximo à estação Charing Cross .

4. Lamb and Flag: aconchegante e com boa vibe

Fundado em 1772 e localizado na região central de Londres, o pequeno pub é o legítimo local que você só vai encontrar caso esteja procurando por ele, devido ao grande número de atrações ao redor. Apesar disso, seus séculos de existência trazem um charme incomum, aliado ao grandioso bar feito todo em madeira e suas antigas tapeçarias.

Atrativos e características principais

A vibe local é, sem dúvida, a melhor pedida: sempre cheio, Lamb and Flag possui um público constante, dia e noite, ideal para os que buscam uma boa conversa. Ambiente confortável e um pint da cerveja Butcombe Bitter são características fortes do local.

Localização: Rose Street, 33, Covent Garden, próximo à estação Covent Garden.

5. The Star Tavern: cardápio aclamado

Localizado em um dos bairros mais exclusivos de Londres e construído no início do século 19 para os servos dos ricos locais, o elegante pub foi palco do planejamento do assalto ao trem pagador. Além disso, ele se destaca pela famosa clientela no decorrer do tempo, incluindo os atores Peter O’Toole e Diana Doors.

Atrativos e características principais

The Star Tavern destaca-se por seu aclamado cardápio, incluindo o famoso açafrão cozido com mel, um dos principais pratos da casa e pedido por muitos clientes. O local também oferece cardápio especial na noite de Natal, provendo pratos maravilhosos para os que desejam celebrar a data em um local diferente.

Localização: Belgrave Mews West, 6, Belgravia.

6. Zeitgeist London: o melhor da cultura alemã

Localizado a duas quadras do rio Tâmisa, o pub caracteriza-se principalmente por ser de cultura alemã, englobando todas as características principais de um bar típico do país.

Atrativos e características principais

Zeitgeist London é um local para os amantes da cultura alemã: cervejas e petiscos alemães, funcionários alemães e para os amantes do futebol, jogos da Bundesliga ao vivo na televisão.

Na culinária, destacam-se alguns dos típicos pratos alemães: schnitzel, currywurst e schweinebraten. Além disso, possui uma seleção de cervejas alemãs inigualável, com 16 marcas diferentes — uma boa pedida para os que apreciam as bebidas do país.

Localização: Black Prince, 49-51 (The Jolly Gardeners), Lambeth.

7. Queen’s Arms: petiscos sofisticados e inigualáveis

Localizado em uma charmosa esquina de Londres, o pub mantém o equilíbrio entre trivialidade e sofisticação.

Atrativos e características principais

Queen’s Arms é considerado um gastropub — pubs especializados em comida de alta qualidade. Apesar do alto preço, ele oferece um excelente cardápio de petiscos, que quando acompanhados de um bom vinho, tornam a experiência no local extremamente satisfatória. Entre minhas recomendações, fica o fígado de vitela com polenta e espinafre, prato de sabor inigualável.

Localização: Orford Rd, 42, Walthamstow, próximo a estação Walthamstow Central.

É realmente difícil enumerar quais são os melhores bares e pubs londrinos, são milhares as opções por todos os cantos da cidade, cada um com suas características marcantes.

Agora que você já conhece 7 dos melhores pubs de Londres, que tal descobrir mais sobre essa incrível cidade? Então fique por dentro de 107 dicas indispensáveis para sua viagem a Londres!