Nada melhor para entender a alma britânica do que… bebendo-a! Os pubs são o que há de mais tradicional, charmoso e saboroso na cultura do povo inglês. Os Pubs, ou Public Houses, começaram a ter a cara que têm por influência dos romanos e suas tabernas, na ocasião da invasão romana. São mais de 60 mil espalhados por todo o país. Segundo o escritor Samuel Pepys, os pubs são considerados o coração da Inglaterra.

Alguns chegam a ter quase 400 anos. Sejam eles centenários ou contemporâneos, há características que sempre são comuns a todos:

  • Esteja avisado: quando o sino toca, é um aviso de que é hora das “last orders”, ou seja, a última rodada de bebidas. Não adianta chorar a saideira, os landlords ou as landladies (os donos dos pubs) não autorizam a retirada de mais nenhuma gota das pumps (a bomba da cerveja). Isso acontece mais ou menos meia hora antes do fechamento, às 23 horas.
  • A bebida é paga na hora da retirada.
  • As Pints são copos de 568ml nos quais são servidos a cerveja.

Falando nelas — as cervejas — grande parte dos pubs produz as suas, e elas costumam ser exclusivas e maravilhosas. Estes são os tipos mais comuns que você encontra por aqui: a Lager (clara e suave, servida gelada); a Ale (encorpada e adocicada); a Stout (cremosa e escura, que tem a Guinness como representante mais famosa) e a Bitter (amarga, escura e servida em temperatura ambiente).

Fazer uma lista com os melhores pubs londrinos é certamente uma tarefa quase impossível, que qualquer habitante da cidade, nativo ou não, elegantemente declinaria: todos têm cervejas excelentes e cada um tem suas peculiaridades que os tornam especiais. Sendo assim, introduzo aqui uma lista de alguns dos melhores pubs de Londres, para começar. Depois disso, sugiro que você continue a fazer esse delicioso mapeamento por conta própria. Tenho certeza de que vai valer a pena. Aí vão eles…  cheers!

Cittie of Yorke: cerveja e confissões

Esse incrível pub do século XV tem áreas subterrâneas e algumas mesas que lembram muito a confessionários — o que não deixa de oferecer certa privacidade. O Cittie of Yorke, na 22 High Holborn, poderia perfeitamente servir de cenário para um filme de época: um salão principal feito com madeira escura, decoração com barris e baús, pouca iluminação e um ambiente entre intimista e sombrio. Um visual imperdível, sem dúvidas. Gerido pela cervejaria Samuel Smiths, tem bons preços não só nas cervejas, mas também nas comidas.

Hawley Arms, a segunda casa de Amy

O Hawley Arms é hoje famoso por ter sido o preferido da cantora Amy Winehouse. Fica em Camden Town e é frequentado por um público descolado, em busca não só de boa cerveja mas também de boa música. Dizem que a cantora dava canjas por lá e de vez em quando passava pro outro lado do balcão, para servir os clientes. Homenagens discretas são vistas por algumas paredes e banheiro. Aproveite para curtir o bairro, super alternativo, com feiras e lojas incríveis e sinta a aura do movimento punk do qual a região foi berço.

Princess Louise, um dos melhores pubs de Londres para ver história e arquitetura

Famoso pelo seu interior de estilo Vitoriano, o Princess Louise fica na parte central de Londres, em Holborn. Sempre encanta pela sua arquitetura e hoje é oficialmente patrimônio histórico. Vitrais, espelhos, um belo mobiliário em madeira, espelhos decorados, poltronas em couro e uma lareira no segundo andar compõem o cenário. Os preços são honestos, em se tratando de um atrativo turístico que carrega a essência da alma londrina.

Brew Dog Camden e suas cervejas revelação

Um lugar para se experimentar diversos tipos de cerveja, o Brew Dog é uma marca escocesa considerada revelação na atualidade. São mais de 20 cervejas artesanais, feitas por Martin e James, que fundaram a marca em 2007 e hoje são inspiração e referência para cervejeiros do mundo inteiro. Prepare-se para adentrar na Disneyworld das cervejas.

Ye Olde Cheshire Cheese, an old Sir

O chão coberto de serragem vai trazer a sensação de que você está num estábulo e a qualquer momento vai trombar com um cavalo. Junte-se a isso o fato de que o pub é todo feito em madeira e imagine o aroma peculiar do ambiente. O Ye Olde Cheshire Cheese, na 145 Fleet St,  é um dos candidatos fortes que brigam pelo título de mais antigo de Londres. Segundo os proprietários, o pub já serviu em mais de 15 reinados. Dentre seus ilustres frequentadores, o bar já recebeu Mark Twain, Charles Dickens e Voltaire.

Spice of Life: música de primeira no Soho

Em uma das esquinas do Soho, o Spice of Life, criado em 1750, recebe todo o tipo de público no andar de cima. Mas a preciosidade fica mais embaixo: desça as escadas e se depare com um palco e incríveis shows de jazz, que acabam passando despercebidos pelos turistas. Espere por um lugar que valoriza boa música. Dá uma olhada nos nomes que já passaram por aqui: de Bob Dylan, Cat Stevens e Paul Simon até Sex Pistols nos anos 70 e Jamie Cullum no fim dos anos 90.

The Cock Tavern: cervejas exclusivas

Apesar de não ser propriamente bonitinho, espere por raridades: as cervejas do Cock Tavern são produzidas pela microcervejaria Howling Hops, no porão da casa e são preciosidades exclusivíssimas, só encontradas ali. Os proprietários se desculpam educadamente por não poderem atender a compradores atacadistas. E mesmo oferecendo das melhores experiências cervejeiras da cidade, comer por ali não é prioridade no cardápio – as opções são limitadas e nem tão interessantes.

Roebuck, um pub-cenário

Essa sugestão extrapola o cardápio de boas e variadas cervejas, o ambiente decorado de um jeito bem clássico e boa comida. Além disso tudo, de toda a cidade, o Roebuck tem das vistas mais lindas do rio Tâmisa. Sua especial localização faz com que ele seja considerado não apenas um dos melhores pubs de Londres para o público que o frequenta — ele já atraiu a atenção até do cinema: serviu de locação para o filme “As horas”, com Nicole Kidman e também para a versão mais recente de Sherlock Holmes.

O Roebuck ainda fica perto do Richmond Park, a maior área verde de todo o Reino Unido, numa bela e incrível região. Prepare sua máquina e programe-se para tomar uma cerveja acompanhado de um inesquecível pôr do sol.

Falar sobre os incríveis pubs de Londres é só uma parte de tudo o que essa cidade pode oferecer: cultura, história, gastronomia, arte, vida noturna, parques e um jeito de viver que não há igual no mundo. Para que sua viagem a Londres seja inesquecível e para aproveitar cada minuto da capital inglesa, não deixe de baixar o ebook “107 dicas indispensáveis para sua viagem a Londres”.

Quer saber mais sobre os PUBS em Londres? Recomendo este artigo do pessoal do Pra Ver no Mundo.

Fonte de Pesquisa: PraVernoMundo.com