Londres é um destino mundial em termos de cultura e educação. Cada vez mais estudantes brasileiros querem estudar em Londres e ampliar seus conhecimentos na capital inglesa, mas o grande número de instituições de ensino e cursos acabam por confundir os candidatos e dificultar na hora da escolha do seu local de aplicação. Para facilitar esse processo e também demonstrar a importância dessa cidade no cenário acadêmico mundial, listamos aqui as TOP 5 melhores universidades de Londres, com algumas das suas principais características e curiosidades.

1. London School of Economics and Political Science

elondres-London School of Economics and Political Science
Terceira melhor no ranking do Reino Unido, ficando atrás apenas de Cambridge e Oxford, que se localizam fora de Londres. A Escola de Economia e Ciência Política de Londres é uma universidade pública britânica e reconhecida como um dos principais centros de pesquisa do planeta, especialmente no que se refere às ciências sociais. Com fundação datada de 1895, ela se encontra numa área chamada de Clare Market, com localização central em Londres. Tem cerca de 9500 estudantes em tempo integral e mais de 3000 funcionários trabalhando a todo vapor por uma excelência na educação. Sua impressionante biblioteca tem mais de 4 milhões de volumes disponíveis. Figura no ranking das melhores do mundo em diversas áreas de conhecimento. Sua reputação entre os empregadores também é excepcional, mostrando a qualidade que não se estende apenas aos estudantes, mas a todos que participam da comunidade acadêmica.

2. Imperial College of Science, Technology and Medicine

elondres-imperial colleg
É uma tradicional instituição britânica, cujo campus principal fica em Londres. Com foco principal nas áreas de medicina, engenharia e ciência, agregou recentemente um importante departamento na área de humanas, mostrando que está em constante evolução. Numa avaliação mundial recente, ficou com a classificação extraordinária de sexta melhor universidade do planeta. Se você quer estudar alguma dessas áreas citadas, a Imperial College pode ser a opção ideal para você. Mas não espere facilidade: ela é considerada uma das universidades mais seletivas de toda Inglaterra.

3. University College London (UCL)

elondres-ucljpg
Embora seja uma instituição extremamente moderna e atualizada, o destaque maior da University College of London, ou apenas UCL, é exatamente por sua base secular e por ter sido a primeira a admitir alunos independente de classe social, cor, religião ou gênero sexual. É uma das maiores do país e uma das líderes mundiais em questões do nosso tempo, com ambientalismo, sustentabilidade e muitas outras. É considerada uma das melhores do mundo e uma potência acadêmica. Cerca de 34% dos estudantes são de fora do país.

4. Kings’ College of London

elondres-kings
O King’s College é uma instituição de educação superior muito reconhecida no Reino Unido. Fundada por George IV no ano de 1829, ela tem extrema reputação nos meios acadêmicos, figurando sempre entre as melhores nas listas do gênero. Possui mais de 19.000 estudantes, incluindo mais de 6.000 na pós-graduação. Seus cinco campus incluem o ensino de artes, direito, engenharia, odontologia, entre outros. Mas o grande destaque mesmo fica para o curso de medicina, um dos mais bem-vistos da Europa. Possui muitas parcerias internacionais, inclusive com Universidades brasileiras, o que garante para seus alunos um ambiente multicultural.

5. Queen Mary University of London (QMUL)

 elondres-queen
Com origens na fundação do Hospital Medical College de Londres em 1785, a QMUL é hoje referência na área de saúde e medicina. Seu campus principal fica na região de Mile End, no famoso East End de Londres, embora conte com outros campi menos grandiosos. Possui cerca de 17.000 alunos e mais de 4.000 funcionários, constituindo assim uma das grandes instituições de ensino da cidade. Com destaque em ciências humanas, engenharia, medicina e odontologia, detêm 21 departamentos e é uma das maiores universidades do país. Entre seus alunos, ex-alunos e staff existem cinco ganhadores do prêmio Nobel, o que mostra a força e importância dessa instituição.

Agora que você conhece um pouco mais da realidade acadêmica de Londres, escolher uma universidade para conhecer ou até estudar ficou mais fácil. Se for essa sua intenção, não perca mais tempo: procure a ajuda de uma empresa que entende do assunto e siga o seu sonho. Talento e qualidade acadêmica formam uma combinação incrível e algo essencial, especialmente nos dias de hoje!

Leia também sobre o Certificado TOEFL, que não será mais aceito para vistos para o Reino Unido.

Saiba mais sobre Seguro internacional de saúde para viajar para Inglaterra.

Leia também sobre visto no Reino Unido.

Minhas dicas foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.