A Família Real Britânica tem uma legião de fãs pelo mundo todo. Quem não se lembra do frisson causado pelo casamento do príncipe William com Kate Middleton? As roupas, os costumes, e os eventos promovidos por membros da realeza britânica nos dão a possibilidade de conhecer um universo glamouroso e requintado.

Uma das formas de ficar ainda mais perto dessa realidade suntuosa é visitar os lugares que a realeza mora ou passa férias. Por isso mesmo, quem está interessado no turismo no Reino Unido não pode deixar de conhecer algumas das residências onde reis e rainhas viveram.

Ficou curioso para saber quais os endereços da Coroa Britânica você pode conhecer? Veja agora uma lista com sete residências reais para visitar no Reino Unido. Confira!

Palácio de Buckingham

Um dos lugares mais visitados pelos turistas, o Palácio de Buckingham é a residência oficial em Londres da Rainha Elizabeth II. É também a sede administrativa da Casa Real Britânica. Além de assistir a troca de Guarda pelos portões do Palácio, você também pode visitar alguns cômodos da residência como as Salas de Estado, a Galeria da Rainha e os estábulos.

As Salas de Estado são usadas para a realização de eventos oficiais oferecidos por membros da Família Real. Aproveite a visita para admirar as pinturas e esculturas. Nos estábulos, é possível ver algumas carruagens históricas, como a Gold State Coach, que é usada em toda cerimônia de coroação desde o reinado de George IV.

O Palácio fica aberto para visitação de julho a outubro. Compre os ingressos online e evite filas. Para chegar lá não tem mistério: vá de trem e desça na estação Victoria, ou de metrô descendo nas estações Victoria, Green Park ou Hyde Park Corner. Também dá para ir de ônibus ou de bicicleta. Para mais informações, visite o site oficial.

Clarence House

Quem curtiu o Palácio de Buckingham pode esticar o passeio até a Clarence House, que fica bem próximo dali. Desde 2003, a residência é moradia oficial do Príncipe da Gales — Charles, filho da Rainha Elizabeth II — e de sua esposa, a Duquesa da Cornuália. A casa abre para o público no mês de agosto e todas as visitas são guiadas, com duração aproximada de uma hora.

O passeio começa pelos jardins, onde há belos canteiros ornamentados em homenagem à avó materna de Charles. Os visitantes também têm a oportunidade de conhecer a Sala Lancaster, a Biblioteca, a Sala de Jantar e a Sala do Jardim, onde o Príncipe e a Duquesa tratam dos assuntos oficiais. Quem passa por lá pode vislumbrar belas obras de arte de pintores famosos e também peças feitas em prata e em porcelana. Se você deseja saber mais sobre a visita, consulte o site oficial.

Palácio de Kensington

O Palácio de Kensington foi adquirido pela Rainha Mary II e seu marido William III no século 17. Atualmente, o local é onde o Duque e a Duquesa de Cambridge — William e Kate — moram. Alguns setores da residência são abertos para visitação, como a Galeria do Rei e a Galeria da Rainha. Kensington também abriga a Royal Ceremonial Dress Collection, que contém vestimentas da realeza desde o século 18. Também é possível visitar a Sala de Desenhos, que traz peças em porcelana vindas da China e do Japão. Na Sala de Jantar há um maravilhoso painel datado do século 17.

O Palácio fica aberto todos os dias da semana durante quase o ano todo, fechando apenas para as festividades de Natal. Dá para chegar facilmente de metrô pelas estações Queensway e High Street Kensington, de ônibus, de táxi e de bicicleta. No site oficial há informações sobre preços e condições de visitação.

Castelo de Windsor

Usado regularmente pela Rainha Elizabeth II para recepções oficiais, o Castelo de Windsor já foi casa de 39 monarcas. Para aprender sobre a história do local de mais de 900 anos, faça o tour guiado com duração de 30 minutos. Conheça os Apartamentos de Estado e aprecie algumas das mais ilustres obras de arte da Coleção Real.

Uma das atrações de Windsor é a casa de bonecas da Rainha Mary. De outubro a março, também dá para admirar as suntuosas salas particulares do Rei Jorge IV. Ao lado do castelo, temos a Capela de São Jorge que é um belo exemplar da arquitetura gótica. O local abriga túmulos de vários reis, como Henrique VIII.

Para chegar lá, pegue um trem até a estação Windsor, saindo da estação London Waterloo ou London Paddington. Quem prefere ir de ônibus pode comprar bilhetes da empresa Green Line, que oferece diariamente ônibus com saída da Estação Rodoviária London Victoria. Para mais informações, clique aqui.

Frogmore House

Aproveite o passeio até o Castelo de Windsor e visite também a Frogmore House. A residência foi adquirida em 1792 por George III. A Rainha Charlotte, apaixonada por botânica, plantou mais de 4 mil árvores, dentre elas plantas raras e exóticas, para criar uma bela paisagem ao redor da residência.

Os pais da Rainha Elizabeth II passaram parte da lua de mel em Frogmore House. Dizem que os monarcas gostavam de fazer piqueniques nos gramados da casa, costume que é seguido até hoje pela Família Real. Para quem quer se sentir parte da realeza, alguns dias da primavera os visitantes também são convidados a fazer piqueniques nos jardins.

Frogmore House abre para visitação durante o mês de agosto nas terças, quartas e quintas. Quer saber mais sobre esse belo refúgio real? Confira o site oficial!

Sandringham House

Retiro da realeza, Sandringham House fica aberta para visitação de março a outubro. Localizada no condado de Norfolk, a 6 milhas a nordeste de King’s Lynn, a residência real merece pelo menos quatro horas do seu tempo para ser explorada.

No jubileu de prata da Rainha Elizabeth II, em 1977, parte da casa foi liberada para visitação. No andar térreo da residência, há peças de arte e decoração colecionadas pela Rainha Alexandra e pela Rainha Mary. Muitos membros da realeza ao redor do mundo frequentaram Sandringham House, inclusive membros da Família Real Russa.

Aproveite o passeio para conhecer a Igreja de Santa Maria Madalena e admirar suas esculturas angelicais. Você pode ir de ônibus ou trem até King’s Lynn e de lá pegar um ônibus da empresa CoastHopper. Para mais informações, acesse o site oficial.

Balmoral Castle

Quem for viajar para a Escócia também pode explorar ali uma das residências reais. Balmoral Castle foi adquirida pela Família Real Britânica depois que a Rainha Victoria visitou o país e se apaixonou pela paisagem local.

De março a julho é possível visitar o andar térreo do castelo e os jardins. Às quartas-feiras, a guarda florestal da região oferece passeios guiados de graça pelo terreno de Balmoral, ensinando sobre a fauna e a flora local.

Quem quer ter uma experiência ainda mais incrível, pode alugar chalés e casas de férias na propriedade. Os amantes de pescaria podem pagar uma taxa para pescar no rio Dee durante a temporada de salmão.

O aeroporto e a estação de trem mais próximos ficam em Aberdeen, a 50 milhas de distância do castelo. De lá, viaje de ônibus por cerca de 2 horas até a propriedade. Quer saber ainda mais? Visite o site oficial do castelo.

O turismo no Reino Unido nos permite aprender um pouco mais sobre sua cultura e história. Aproveite que todas as residências que apresentamos estão abertas para visitação e conheça um pouco mais sobre a Família Real Britânica!

Minhas dicas foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.

Você tem acesso a mais notícias sobre Londres e Reino Unido clicando aqui.