Apesar do frio do inverno londrino, a cidade ferve para as festas de fim de ano. Se os turistas já superlotam a cidade em época normal, imagine em dezembro! E como Londres é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, todas as culturas se encontram aqui, o que torna as celebrações ainda mais animadas. Muitas festas de fim de ano são particulares, ou então são tão concorridas que os ingressos se esgotam rapidamente e então, quem não se programar com antecedência pode ficar de fora das baladas mais famosas.

Mas na noite de réveillon, ou New Year’s Eve como dizem os ingleses, a festa nas ruas é de todos! Quer saber como é o revéillon em Londres? Pois está no lugar certo. É isso que vou contar neste post.

O espetáculo às margens do rio Tâmisa

Quem vive em Londres já se acostumou a olhar para o alto de boca aberta, diante da imponência da London Eye, a imensa roda gigante à beira do Tâmisa. Agora, imagine aquela estrutura gigantesca envolvida pelos fogos de artifício na espetacular festa da passagem de ano: um show! Desde 2011, quando a exibição de fogos na London Eye para celebrar o ano das Olimpíadas chamou a atenção do mundo, a popularidade da festa londrina vem crescendo a cada ano. E com toda razão: são cerca de 20 minutos de espetáculo de luzes e cores iluminando o céu e se refletindo nas águas do rio que corta Londres. Um espetáculo inesquecível.

Acontece que o prodigioso show pirotécnico atraiu tanta gente que a prefeitura resolveu cobrar pela entrada. Os melhores lugares para ver os fogos estarão cercados por cordão de isolamento, só acessíveis para quem pagou 10 libras com antecedência. Dizem que foi por razões de segurança, pois o espaço previsto para 100 mil pessoas recebeu 500 mil no último revéillon. Com essa decisão, esperam reduzir a multidão no centro da cidade e manter a situação sob controle. Então, pense pelo lado positivo: além de ver o espetáculo dos melhores lugares, quem tem o ticket não precisará “acampar” no frio, em algum lugar às margens do Tâmisa, a partir das quatro da tarde só para garantir o seu lugar.

Um cruzeiro pelo Tâmisa

Pode até ser um programa mais caro, mas com certeza será mais confortável do que no meio da multidão em torno da London Eye. Várias companhias oferecem cruzeiros para ver os fogos, alguns programas incluem jantar e festa. Perto de meia-noite, os barcos estacionam a uma distância segura dos fogos para a galera apreciar o espetáculo. Abaixo, você encontra algumas das alternativas de cruzeiro:

  • City Cruises – os preços dependem da duração do passeio, do tipo de barco e do que é oferecido: por 139 libras (adulto), você tem uma pequena garrafa de champagne, sanduíche e petiscos, e vê os fogos em um barco de teto de vidro. Quer alto estilo? Por 449 libras você assiste ao show pirotécnico do melhor ponto possível: o navio-restaurante Hispaniola, atracado na margem oposta bem em frente à London Eye. O preço inclui banquete de seis pratos, champagne Laurent Perrier, música ao vivo e pista de dança nos dois deques do navio. Exige Black Tie.
  • Bateaux London – ainda oferece alguns lugares para a festa a 365 libras por pessoa. Inclui drink de boas vindas, menu de cinco pratos, vinhos, cerveja e refrigerantes durante o cruzeiro, além de uma taça de champagne à meia-noite. Você embarca às 18h45 e desembarca às 00h45.
  • Thames Cruises – oferece vários barcos e diferentes programações com preços variando de 98 a 162 libras, algumas opções incluindo jantar. Música eletrônica com DJ, ambiente mais jovem e informal. Não aceitam menores de 18 anos.

As baladas do revéillon em Londres

Algumas baladas mais famosas como o Cirque Du Soul, já estão com ingressos esgotados, então vou listar algumas opções ainda disponíveis:

  • The Arch Gallery –  DJs comandam a festa “Love come down”  para quem curte os clássicos da discoteca, como Donna Summer, Bee Gees e Michael Jackson, além da galera mais contemporânea. A programação para 2016 ainda não havia sido divulgada até o dia oito de novembro. 289, Cambridge Heath Road, E2 9HA.
  • Shacklewell Arms – festa americana homenageando a cidade de Nova York, com trilha sonora só de bandas americanas, como Ramones, Talking Heads, Blondie, Beastie Boys e outros. Capriche na produção, pois vai ter prêmio para a melhor fantasia inspirada em Nova York. Ingresso a 5 libras, se comprar com antecedência. 71, Shacklewell Lane, Dalston, E8 2EB.
  • Studio Spaces E1 – O clube The Hydra oferece a festa no amplo espaço que antes eram instalações industriais. A festa promete ser grandiosa, mas ainda não foi divulgada. Vale a pena ficar de olho.

Para ver o show pirotécnico de longe

Esta é a dica para fugir da confusão em torno da London Eye e ver os fogos à distância. E de graça! Primrose Hill é um parque numa região elevada de Londres perto de Camden, com muitas opções de pubs onde você poderá jantar (reserve com antecedência!), antes de ir para o parque ver o espetáculo dos fogos na London Eye. Alguns dos pubs da região que estarão abertos na noite do revéillon em Londres são o Spread Eagle, The Queens e o The Princess of Wales. Confira as informações nos sites deles.

Ainda em Camden Town, o Lock Tavern é outra boa opção para a balada de revéillon. Entrada livre antes de 22h00 e 5 pounds mais tarde.

Para quem quer um programa mais tranquilo

Uma boa sugestão para um revéillon diferente é ir ao teatro ver uma das excelentes peças em cartaz em Londres. Na véspera do ano novo as últimas apresentações são mais cedo, então você pode voltar para o calor de sua casa ou do hotel depois do teatro e ter uma noite tranquila vendo os fogos na TV. Abra um espumante especial e faça um brinde para comemorar seu revéillon em Londres!

Qualquer que seja sua escolha, programe-se bem antes de sair de casa. Transporte público é de graça a partir de determinado horário até 4h30 da manhã, mas muitas estações de metrô ficam fechadas. Confira e planeje seu roteiro com antecedência. E não se esqueça do que sua mãe sempre recomenda: agasalhe-se bem, a noite vai estar muito fria!

Para saber como aproveitar o máximo de Londres, baixe o ebook “Londres em 4 dias”, que está cheio de informações valiosas para quem quer vir para cá. E depois venha me contar como foi o seu revéillon em Londres!