Grande parte das pessoas que escolhem morar em Londres tem como objetivo principal aprender inglês. Em todo o Reino Unido, são mais de 500 escolas de idiomas que oferecem desde o ‘General English’, curso geral, que vai do básico ao avançado, ao inglês para negócios e necessidades mais específicas. Os cursos de inglês em Londres são dos mais variados.

Para quem vem estudar por menos de 6 meses ou como estudante visitante, não é preciso conhecimento prévio do idioma. Porém, quem vem com o visto Tier 4 General, é necessário comprovar um nível chamado de B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para línguas (Common European Framewok of Reference for Languages – CEFR), que corresponde a um nível intermediário. Isso porque o governo britânico quer facilitar a comunicação entre os imigrantes e os residentes.

Veja como funciona, de forma breve, o CEFR:

A1 – Iniciante: consegue responder perguntas como nome, idade, onde mora, como está, etc;

A2 – Básico: consegue se comunicar de forma simples, em situações do dia-a-dia, como perguntar preços, direções e troca de informações básicas;

B1 – Intermediário: consegue estabelecer uma conversação no país onde a língua é falada sobre assuntos relacionados a trabalho, educação e lazer;

B2 – Usuário independente: é capaz de entrar em assuntos mais complexos que requerem um vocabulário mais amplo, sem muito esforço;

C1 – Fluente eficaz: consegue ler, escrever, ouvir e falar de forma fluente, compreendendo assuntos em seus mais variados contextos. É capaz de emitir opinião sobre temas técnicos, relacionados ao campo profissional com bastante desenvoltura e chega a pensar na própria língua;

C2 – Domínio pleno: compreende quase tudo que lhe é dito e argumenta, na forma falada ou escrita, sempre de maneira coerente. Geralmente já sonha no idioma em questão e se expressa de forma naturalmente, quase como um nativo.

Já os cursos de General English se dividem, em sua grande maioria, nos seguintes níveis:

Beginner

Elementary

Pre-intermediate

Intermediate

Upper-intermediate

Advanced

Ao chegar na escola é necessário passar por um teste de inglês, que as vezes também pode incluir prova oral, que vai determinar o curso mais indicado para você estudar. Geralmente só depois de 12 semanas é que você vai estar apto a fazer uma nova prova para passar de nível. Em alguns casos, quando você sente que seu inglês melhorou de forma rápida e significativa, você pode pedir para fazer a prova antes mesmo do tempo requerido. Se aprovado, é um bom sinal de que seu esforço e dedicação estão valendo a pena.

prova_ingles

Você pode optar por estudar em um dos centros de línguas credenciados pelos órgãos de educação inglês ou mesmo nos colleges ou universidades.  Existe a opção de cursos part-time, full-time e intensivos. Porém, qualquer curso deve ter uma carga mínima de 15 horas por semana.

No portal Education UK você tem acesso a todos os cursos de inglês no Reino Unido. Para refinar a sua busca por Londres, basta pesquisar por “Region”, na parte esquerda da página. Todas as instituições desse site constam no ‘register of regulated qualification’ (registro de qualificações regulamentadas), sendo organizações reconhecidas oficialmente pelo governo britânico.

Boa sorte!

Saiba mais sobre as vantagens do visto Tier 4.