oyster-card touch inO Oyster Card é um cartão magnético recarregável para ser usado nos transportes públicos de Londres: metrô, ônibus, overground (trem), tram, DLR e National Rail (este último serve apenas para circular por dentro da cidade). Funciona como o passe único no Brasil. Com ele, você ainda pode adquirir tickets mais em conta para andar de barco (London River Service) e de teleférico (Emirates Air Line). Para ir a aeroportos, com exceção do Heathrow que é atendido por metrô, você deve comprar as passagens de trens separado.

Para adquiri-lo, basta dirigir-se a qualquer estação e pagar £5 pelo cartão. Esse valor é reembolsável caso deseje devolvê-lo ao final da sua viagem / estadia. Se você tiver algum crédito, este será devolvido também. Muita gente que viaja para fora de Londres acredita que pode utilizar o Oyster Card em outras cidades da Inglaterra, infelizmente isso não é possível.

Para as pessoas que vão morar em Londres ou passar uma temporada, recomendamos que registrem seu Oyster Card no site do TFL, assim você estará protegido em caso de perda ou roubo, além de poder recuperar o valor que nele estava contido. Com seu Oyster Card registrado, você ainda tem direito a uma série de serviços online, como checagem de saldo, histórico de viagens e solicitação de reembolso.

touch-in

 

Dica: “Top up” significa recarga, então quando for recarregar basta utilizar essa palavra: “hi, I would like to top up my oyster card, please”. “Touch in and  touch out” é usado para descrever quando você entra e sai pelas catracas.

 

Abaixo, descrevemos as modalidades que você pode escolher para utilizar seu Oyster Card:

Pay as you go credit

Recarga de valor específico. Geralmente o pay as you go é utilizado por pessoas que não têm necessidade de pegar diariamente vários transportes ou que tem um número certo de viagens por dia em transportes com tarifas mais baratas, como ônibus. Usando o pay as you go, você pode se beneficiar do Capping, que é uma tarifa fixa diária, distribuída por zonas:

Travelcard

Vale a pena para quem utiliza diariamente vários transportes públicos, inclusive nos finais de semana. O travelcard pode ser adquirido nas categorias diária, semanal, mensal e anual. Para pessoas que vão passar menos de uma semana, recomendamos o pay as you gocapping.

Bus & Trams

Para pessoas que utilizam apenas ônibus e trams. Essas tarifas são as mais em conta.

Clique aqui para ver todas as tarifas dos meios de transporte públicos de Londres.

Descontos & Passes Livres

Algumas pessoas têm direito a obter descontos nas tarifas ou até mesmo passe livre através do Oyster Card Photocard, que é dividido da seguinte maneira:

  • 18+Oyster Card Photocard: 30% de desconto para estudantes acima de 18 anos com cursos com duração mínima de três meses ou em estágio obrigatórioCC14_046 18Plus_Card_draft;
  • Zip Oyster photocard: crianças entre 5-10 têm passe livre, no entanto, caso viajem sozinhas ou aparentem ter acima de 11 anos, precisam solicitar o Zip Oyster photocard (com exceção para ônibus e trams); Crianças entre 11 a 15 têm passes livres em ônibus e trams e pagam tarifa de criança para o restante dos meios de transporte. Crianças entre 16 e menores de 18 anos pagam tarifa de criança no caso de travelcard (diário, mensal ou anual) ou têm direito a 50% de desconto na modalidade pay as you go;
  • Freedom Pass: passe livre para maiores de 65 anos ou pessoas com necessidades especiais específicas;
  • 60 Oyster Card Photocard: passe livre para idosos acima de 60 anos e com menos de 65 na maioria dos transportes públicos;
  • Jobcentre Plus Discount: para pessoas que estão recebendo o benefício do Jobseeker Allowance desconto de 50% na modalidade pay as you go ou para quem utiliza travelcard (semanal ou mensal) é aplicado a tarifa de criança por um período máximo de três meses;
  • Apprentice Oyster Photocard: 30% de desconto para estudantes de 18 anos ou mais que estejam no primeiro ano do curso de apprenticeship;
  • Veterans Oyster Card: passe livre para veteranos de guerra que estejam recebendo pensão ou que recebam o Guaranteed Income Payment pelas forças armadas;
  • Bus and Tram Discount Photocard: 50% de desconto em pay as you go ou travelcard (semanal ou mensal) em ônibus e tram por um período de seis meses para pessoas que estejam recebendo alguns benefícios, como auxílio desemprego (Employment and Support allowance);

Crianças a turismo

As crianças entre 5 a 11 anos que estejam apenas de visita têm direito ao Young Visitor Discount, que é um desconto de 50% nas tarifas de adulto. Este desconto só pode ser solicitado nas estações da zona 1 e nos terminais do aeroporto Heathrow, pontos de informações turísticas e nos guichês da estação Victoria National Rail.

pink card reader

 

Atenção: os leitores de cartão na cor rosa presentes em algumas estações de metrô e overground indicam qual rota você está utilizando a fim de que a tarifa certa seja aplicada, por isso, passe seu Oyster Card no leitor toda vez que estiver fazendo baldeação.

 

Perda ou roubo

Em caso de perda ou roubo do seu Oyster Card registrado, ligue para 0343 222 1234. Será solicitado o número do seu cartão, por isso entre antes na sua conta no site do TFL para tê-lo em mãos. Um número de referência será informado. Você deve então ligar novamente e informar de que maneira deseja obter um novo cartão, se por correio, sem custo nenhum (demora de 3 a 5 dias úteis para chegar) ou por ativação em uma estação de livre escolha (neste caso você deve pagar novamente por um novo Oyster Card). Geralmente o saldo demora em média 24 horas para ser transferido para o novo cartão.

Dica: tenha sempre seu Oyster Card em mãos na hora de sair das estações. Se existe algo que deixa os Londrinos irritados é ter que esperar por alguém que fica atrapalhando o fluxo por não achar seu cartão.

Oyster Visitor Card

oyster visitor cardÉ ideal para quem vem de visita, pois o cartão dá descontos em alguns estabelecimentos de Londres. Os turistas podem se beneficiar de tarifas especiais, com exceção de feriados e em horários que não sejam de pico. Custa £3 libras não reembolsáveis. Saiba mais sobre o funcionamento do Oyster Visitor Card clicando aqui.

Com certeza, o Oyster Card é a maneira mais econômica para se locomover pela capital londrina. Conte-nos sua experiência quando chegou a Londres e conheceu o OC. Você já sabia de antemão todas essas informações?

Leia também sobre o Transporte Público de Londres