Conhecer as datas comemorativas de um país é uma ótima maneira de aprender mais sobre a cultura, costumes e tradições. E, claro, importante também para planejar sua viagem ou seus planos para o feriado! No post de hoje, vou falar sobre os principais feriados da Inglaterra e contar a história de cada um. Boa leitura e boas comemorações!

Feriados da Inglaterra:

Easter

A sexta-feira anterior ao domingo de Páscoa (chamada de Good Friday) e a segunda-feira após o domingo de Páscoa são feriados.

No Battersea Park, todo ano acontece uma grande parada em comemoração à Páscoa. Semelhante ao que acontece no Brasil, pessoas religiosas frequentam celebrações especiais em suas igrejas.

A tradição de esconder ovos de chocolate pela casa ou no jardim para que as crianças procurem também existe por aqui! Além disso, amigos e familiares decoram ovos ocos de galinha e os recheiam com balas ou pequenos bombons, entregando o presente em uma caixa ou cesta decorada.

Alguns locais organizam brincadeiras envolvendo ovos (como rolar ovos cozidos por uma ladeira) ou caça a ovos de chocolate. Além disso, a quinta-feira santa é chamada por aqui de Maudy Thursday, sendo marcada por uma celebração que conta com a presença da Rainha.

Na época de Páscoa, é tradicional assar e se deliciar com os hot cross buns, pãezinhos doces com passas e, às vezes, frutas cristalizadas.

May Day

Equivalente ao nosso Dia do Trabalhador, o May Day na Inglaterra é comemorado na primeira segunda-feira de maio. A data celebra também a chegada do calor e o florescimento das árvores e plantas. O May Day tem suas origens em um festival romano em homenagem ao fim do inverno.

Uma das principais tradições deste feriado inglês, principalmente em cidades pequenas, é o Maypole Dancing, uma dança realizada em torno de uma árvore ou poste. Antigamente, os ingleses costumavam cortar uma árvore e prendê-la no chão no May Day, para comemorar o fim do inverno e a chegada das temperaturas adequadas para as plantações.

Algumas pessoas gostam de, na manhã do May Day, decorar suas casas com flores.

Spring Bank Holiday

Mais um dos feriados da Inglaterra! O Spring Bank Holiday é comemorado na última segunda-feira do mês de maio, dando aos ingleses a oportunidade de ficar de folga nesse dia que comemora a chegada da primavera.

Também chamado de “Late May Bank Holiday”, justamente por ser o segundo feriado de maio, a data dá aos ingleses um dia de folga da escola ou do trabalho para curtir o início da primavera. Algumas pessoas aproveitam a chance para fazerem uma curta viagem, quase sempre para alguma cidadezinha no interior do país, ou para passear em parques e jardins.

Em Gloucestershire, há uma tradicional corrida em que um grande queijo redondo é solto no topo de um morro íngreme e as pessoas correm atrás dele. A atividade é como um ritual pedindo prosperidade para os meses seguintes.

Summer Bank Holiday

Na última segunda-feira de agosto, os ingleses celebram o fim do verão neste dia que, para muitos estudantes, é também o último dia antes do início do próximo ano letivo.

Em Londres, o Notting Hill Carnival comemora a data em grande estilo. No festival de rua, a população se reúne em fantasias exuberantes, com muita música e dança e tambores. O Carnival acontece todos os anos desde 1965, originalmente organizado por imigrantes do Caribe, principalmente de Trinidad e Tobago. Nas origens da celebração, estão os protestos desses imigrantes contra o racismo e suas precárias condições de trabalho e moradia.

Christmas Day e Boxing Day

Além do Dia de Natal, celebrado em 25 de dezembro, os ingleses também comemoram o Boxing Day. Esse feriado cai no primeiro dia útil após o Natal, dando à população um dia de folga da escola e do trabalho para descansar após as Festas e para curtir os presentes!

O feriado tem suas origens no século XIX, quando os servidores não tinham o Dia de Natal de Folga, após o dia seguinte à data. Então, quando eles iam para casa após seu turno no Natal, seus chefes entregavam a eles um presente simbólico chamado de “Christmas box”.

No Boxing Day, as crianças se divertem com os presentes que Father Christmas deixou para elas embaixo da árvore, e a família toda curte o dia de folga após o agito do Natal.

Mas e no Natal, quais são as tradições inglesas? As ruas das cidades são decoradas com luzes e outros enfeites natalinos. Em Londres, a principal atração é a Oxford Street: a decoração dessa rua é mais elaborada a cada ano, e milhares de pessoas se reúnem para acompanhar a primeira vez em que as luzes são acesas, no início de novembro!

As cartas para Father Christmas podem ir no correio, mas o mais comum é que as crianças as joguem na lareira. O vento leva as cinzas pela chaminé e Father Christmas lê na fumaça o que a criança pediu de presente!

O peru e os vegetais que são comuns no cardápio natalino inglês são saboreados na hora do almoço ou no começo da tarde no dia de Natal. Um dos vegetais mais presentes no Natal inglês é a couve-de-bruxelas. De sobremesa, o tradicional Christmas Pudding, mince pies e muito chocolate. Na mesa de Natal, cada pessoa recebe um Christmas Cracker, brinquedo em que você puxa as extremidades e, com um estalo, recebe um presentinho, como um chapéu de papel em formato de coroa, que é usado durante a refeição!

Esses são os principais feriados da Inglaterra! Nesses dias, quase todo o comércio fecha ou funciona em horários diferenciados, os bancos não abrem e o transporte público funciona em horário reduzido (ou, em algumas cidades, não funciona), assim como acontece no Brasil, em domingos e feriados.

Além disso, a Rainha também tem o poder de declarar feriados em ocasiões especiais relacionadas à Família Real. As duas vezes em que isso aconteceu mais recentemente foram em 2011, no dia do casamento do Príncipe William com Kate Middleton, e no aniversário de 60 anos da coroação da Rainha Elizabeth, em 2012.

Gostou de conhecer os feriados da Inglaterra? Já participou de algum? Confira o calendário oficial de feriados do governo Britânico. Deixe seu comentário aqui no post e conte pra mim!